quarta-feira, 31 de julho de 2019

PROJETO: CONVERSA E DIÁLOGO DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO- NOVO ENSINO MÉDIO


PROJETO:   CONVERSA E DIÁLOGO
DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO- NOVO ENSINO MÉDIO
TURMA: TURMA 1º D
PROFESSORA: Ivanduise Maria de lima


A CONVERSA COMEÇA: A ARTE DO DIÁLOGO




 Todos nós sabemos que a expressão e a comunicação nossa de cada dia, de cada hora e de cada minuto, através de diálogos, não é tarefa fácil. Ainda que nossas falas sejam recheadas de assuntos diversos, de sons, de recursos criativos, de expressões faciais e movimentos corporais expansivos, muitas vezes, saímos de nossos encontros humanos, formais ou informais, com a sensação de que "não era aquilo que queríamos dizer, muito menos deixar aquela impressão que deixamos"... Consequência: ficamos com vozes azucrinantes dentro de nós, que têm o poder de perturbar os próximos momentos, e, que pena, até os próximos encontros...
Hoje, nos limitamos a "falar" uns com os outros. Logo que um termina de falar, outro continua, numa incessante troca de informações — ninguém ouve de verdade. A individualidade e o ego querem se afirmar a cada contribuição, consumindo o espaço que deveria ser usado para semear novas verdades e, quem sabe, ver nascer um contexto comum. Foi sempre assim? Que diferença faz? Tem como mudar?
A comunicação é algo tão especial, tão incrível. Quando nos comunicamos uns com os outros, quando criamos um tipo de conexão e nos sentimos compreendidos, é como se experimentássemos uma comunhão quase que espiritual. Embora seja algo passageiro, é uma das únicas coisas capazes de preencher aquele vazio. A arte do diálogo é também a arte do silêncio para a compreensão, do relativismo para a empatia, da coragem para a expressão. A arte do diálogo é feita por ideias e verdades que se deixam tocar sem qualquer medo de mudança.

REGISTRO  DE ESTUDO E FORMAÇÃO DE GRUPOS PARA PESQUISAS E APRESENTAÇÕES EM SALA DE AULA.




AFINAL, O QUE É EMPREENDEDORISMO?

     O conceito surgiu no século XVII na França como entreprenuer. Contudo, só chegou no Brasil nos anos 90. Apesar da demora para chegar até aqui, a quantidade de novos empreendedores ultrapassa os 5 milhões que geram emprego e movimentam a economia no país.
Então, o que significa ser empreendedor? Significa ser uma pessoa que tem a visão aguçada para os problemas na sociedade, visando sempre a melhor forma de solucioná-los.
E para isso é necessário ter uma perspectiva diferente do cenário, visando a inovação como resultado final. Assim é possível investir recursos para solucionar os demais problemas apresentados e impactar positivamente a sociedade.
Mas se engana quem pensa que o empreendedorismo significa apenas o surgimento de novos negócios. O empreendedorismo pode atuar dentro de empresas já existentes, nesses casos são conhecidos como empreendedorismo corporativo (ou empreendedorismo interno) e intraempreendedorismo.


A BOA COMUNICAÇÃO É FATOR IMPRESCINDÍVEL PARA O SUCESSO EM UM PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO

O empreendedorismo é um conjunto de características essencial para pessoas que desejam fazer a diferença. Seja no âmbito profissional, pessoal ou social, os empreendedores são os responsáveis pelos avanços e melhorias da nossa sociedade.
Criativos e proativos, eles contribuem para que todos tenham um dia a dia mais confortável, processos mais eficientes e soluções mais práticas para nossos problemas.
O empreendedor, além de ser criativo deve saber manter um c bom diálogo.
Para ser empreendedor, é preciso auto reflexão e dedicação, a fim de desenvolver todas as habilidades exigidas pelo título. Por sorte, você pode contar com a ajuda do coaching e nossas dicas incríveis para começar essa transformação hoje mesmo!
A boa comunicação é fator imprescindível para o sucesso em um processo de negociação, principalmente a capacidade de ouvir e entender as necessidades do outro.
Saber ouvir é o segredo de uma boa comunicação. Infelizmente poucos negociadores são bons ouvintes e perdem com isto uma boa oportunidade de fazerem melhores negócios. As estatísticas mostram que o ouvinte normal lembra apenas de 50% do que foi comunicado. 
Bons negociadores sabem que uma comunicação clara é fundamental para a realização de bons negócios. Porém, nem sempre ela ocorre como esperamos. Muitas vezes as informações são transmitidas de forma confusa, com omissões ou deturpações de linguagem. Existem barreiras que podem impedir a transmissão das informações de forma correta.

Fontes: https://eadbox.com/o-que-e-empreendedorismo/
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/a-importancia-da-comunicacao-na-hora-de-negociar




3 comentários:

  1. O Ensino médio, também prepara os alunos para ingressarem na vida do trabalho.
    Vivenciar temas como estes, é preparar o aluno para a vida em sociedade.

    Li no site laudio@transportabrasil.com.br que habilidade de comunicação é uma característica essencial para um profissional de qualidade. Saber passar uma mensagem e expor suas opiniões da melhor maneira pode ser um desafio. Porque não dizer, uma arte.
    Hoje, a palavra comunicação no mundo dos negócios é fator primordial no mundo globalizado, devido às relações de negócios que estão exigindo um alto grau de empreendedorismo. O mercado está valorizando profissionais com iniciativa, criatividade, agilidade em solucionar problemas e principalmente o relacionamento com o público interno, mas pela habilidade de saber relacionar-se e transmitir suas ideias com clareza, objetividade e simplicidade.
    Todo empreendedor de sucesso chama a sua atenção pela sua aptidão em saber entusiasmar as pessoas pelas suas ideias e projetos. De um modo geral, os empreendedores são persuasivos e convincentes, pelo carisma de abertura para o diálogo e pelas suas atitudes.
    As empresas vivem num contexto de competitividade acirrada, em que há busca constante por novos consumidores. Mas o que diferencia uma empresa de outra? Atualmente cada vez mais as empresas estão percebendo que o seu potencial está nas relações humanas, como as pessoas convivem no ambiente de trabalho e como passam para a sociedade a visão da empresa a qual estão inseridas.

    Parabéns professora Ivanduise e alunos pelo projeto de suma importância.

    ResponderExcluir
  2. Acreditamos que a comunicação e o empreendedorismo devem andar sempre juntos, isso porque eles são elementos essenciais para modificar o atual ambiente de trabalho, estimular e potencializar os colaborares das empresas. Muita gente fala que o empreendedor precisa conhecer sobre gestão financeira, deve saber administrar seu negócio, fazer investimentos etc.
    No entanto, a comunicação também é uma habilidade fundamental para esse profissional, sendo que ele pode obter diversas vantagens se tiver essa capacidade.
    A comunicação é um meio eficiente de empreender, cabe ao empreendedor se utilizar habilmente desse meio para propiciar a abertura do diálogo entre os funcionários, favorecer a criação de uma rede de relacionamentos e estimular a capacidade de integrar grupos em prol de metas e objetivos comuns. O comunicador deve estar sempre aberto ao seu grupo, onde a palavra em cheque é inovação. Comunicar é mais que informar, é atrair, é envolver e desenvolver maneiras de potencializar o trabalho.
    Pensando nisso, nós resolvemos fazer este post com dicas para melhorar as habilidades de comunicação.
    A comunicação é uma capacidade fundamental em qualquer momento da vida e pode ser o ponto-chave entre ser um profissional comum ou se destacar perante a concorrência.

    Parabéns professora Ivanduise e alunos pelo tema vivenciado nesse projeto importante, dentro do Novo Ensino Médio.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite de paz, querida amiga professora!
    Muito bem documentado tudo.
    Assim e bom.
    Tenha dias de bom e fecundo trabalho!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir

Sejam todos bem vindo! Obrigada pela visita e comentários.
Saibam que suas participações deixando sugestões são bem vindas! Obrigada!