PROJETO VIVENCIADO NA ESCOLA RAIMUNDO HONÓRIO - PE
PROJETO INTERDISCIPLINAR “CULTURA E ARTE E A DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA”
DISCIPLINAS: FILOSOFIA , ARTE, SOCIOLOGIA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, LÍNGUA PORTUGUESA, BIOLOGIA , EDUCAÇÃO FÍSICA,INGLÊS, Matemática, Física , Química, PROMI e EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
SÉRIES: 1º ao 3º anos Estudos Gerais.
Professores das respectivas disciplinas: Lourdes Duarte, Andréia Cristiane, Jailda Costa, Giorgia Lima, Fernanda Borges, Emanuelle Gomes, Egidia, Luisa de Fátima, Amanda, Solange, Priscila Miranda, Verônica, Danyelly Santiago, Ivanduise Maria, Lúcia Barbosa, Adriana Araújo, Luziene e profºs: Fernando Borges, Jeoge , José Guedes, Marcelo Cadena e Wygo Roberto.
Gestora: Renata Henrique
Coordenadores : Danielle Monteiro e Rejane Dias.
BLOCO DE CONTEÚDOS:
- Diversidade Cultural brasileira, as raças que deram origem ao povo brasileiro.
- Cultura popular brasileira, ou cultura de massa.
- Folclore brasileiro
- Cultura Brasileira: Ritmos do Brasil
- A cultura africana e a influência na cultura brasileira
- Cultura indígena
- A cultura erudita e seu papel para a cultura brasileira atual e a dança clássica.
- A cultura da literatura de Cordel como fonte de incentivo no ensino da literatura e o respeito pela cultura sertaneja.
- A Cultura literária e poética, escritores clássicos da cultura de um povo e escritores contemporâneos
- A INFLUÊNCIA DA CULTURA INGLESA NO BRASIL.
- A Cultura Religiosa
- A arte – pinturas, grafite e maquetes
- A cultura dos esportes
- A cultura da moda usos e costumes em diferentes épocas.
- A cultura da Medicina Natural
- A cultura moderna
- A cultura gastronômica
- A cultura do reaproveitamento dos resíduos orgânicos.
JUSTIFICATIVA:
A cultura brasileira reflete os vários povos que constituem a demografia desse país sul-americano: indígenas, europeus, africanos, asiáticos, árabes etc. Como resultado da intensa miscigenação de povos, surgiu uma realidade cultural peculiar, que sintetiza as várias culturas.
A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.
Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
Nesse contexto, alguns aspectos culturais das regiões brasileiras serão abordado. A tensão entre o que seria considerada uma cultura popular e uma erudita sempre foi bastante problemática no país. Durante um longo período da história, desde o Descobrimento até meados dos séculos XIX e XX, a distância entre a cultura erudita e a popular era bastante grande: enquanto a primeira buscava ser uma cópia fiel dos cânones e estilos europeus, a segunda era formada pela adaptação das culturas dos diferentes povos que formaram o povo brasileiro em um conjunto de valores, estéticas e hábitos rejeitado e desprezado pelas elites. Grande parte do projeto estético modernista foi justamente o de resgatar nos campos considerados "nobres" da Cultura (nas artes em geral, na literatura, na música, etc) e até mesmo nos hábitos cotidianos a vertente popular, considerando-a como a legítima cultura brasileira.
A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.
Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
Nesse contexto, alguns aspectos culturais das regiões brasileiras serão abordado. A tensão entre o que seria considerada uma cultura popular e uma erudita sempre foi bastante problemática no país. Durante um longo período da história, desde o Descobrimento até meados dos séculos XIX e XX, a distância entre a cultura erudita e a popular era bastante grande: enquanto a primeira buscava ser uma cópia fiel dos cânones e estilos europeus, a segunda era formada pela adaptação das culturas dos diferentes povos que formaram o povo brasileiro em um conjunto de valores, estéticas e hábitos rejeitado e desprezado pelas elites. Grande parte do projeto estético modernista foi justamente o de resgatar nos campos considerados "nobres" da Cultura (nas artes em geral, na literatura, na música, etc) e até mesmo nos hábitos cotidianos a vertente popular, considerando-a como a legítima cultura brasileira.
OBJETIVO : compreender que a cultura brasileira reflete os vários povos que constituem a demografia desse país sul-americano: indígenas, europeus, africanos, asiáticos, árabes etc. Como resultado da intensa miscigenação de povos, surgiu uma realidade cultural peculiar, que sintetiza as várias culturas brasileiras.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1º) - Mostrar aos alunos do Ensino Médio que a cultura popular brasileira é plural, que o povo brasileiro é resultado de uma diversidade de sons, de cores, de normas, de valores que, ao se misturarem, nos deram este Brasil ritmo, este Brasil sensibilidade e ação;
2º) - Compreender que a diversidade cultural é um caminho que abrange boa parte das pessoas, dando a todos o direito de expressão, proporcionando as muitas sociedades que surgiram separadas e sentindo diferenças culturais o direito de se expressarem através de suas culturas;
3º) - Discutir as diferenças culturais que existem entre os povos, também fazem com que exista variações na forma de como as sociedades se organizam, e a maneira que interagem no seu ambiente mudando suas concepções;
4º)- Estudar o conceito de cultura material e imaterial;
6º) -Esclarecer o conceito de cultura e citar os principais elementos que configuram a cultura de um determinado local, em especial a brasileira;
7º ) - Buscar apontar trabalhos e conceitos desenvolvidos pelos mais variados profissionais atuantes no campo da Produção Cultural em nosso país, permitindo resgatar criticamente a experiência acumulada por eles;
8º ) -Refletir sobre os rumos da cultura e do setor cultural brasileiro, abrindo e ampliando o espaço para discussões e para o desenvolvimento de novas perspectivas e paradigmas;
9º ) – distinguir os diferentes tipos de cultura;
10º) Abordar as questões de se valorizar e compreender um pouco mais sobre a beleza e diversidade da cultura afro-brasileira;
11º) -Fazer uma apresentação teórica da cultura afro-brasileira, com a possibilidade de sua identificação e entendimento como cultura popular;
12º ) - Promover reflexões sobre manifestação culturais brasileiras, em diferentes regiões em especial a brasileira;
13º) Reconhecer as diferentes manifestações culturais como produção da humanidade nos diferentes tempos e nos diferentes espaços, relacionando-as com o contexto local;
14º) Respeitar a diversidade cultural, étnica, religiosa;
15º)- Promover apresentações dos grupos, abordando as principais manifestações culturais e os povos responsáveis pela propagação cultural de cada região pesquisada;
16º)- Entender que a diversidade cultural preserva a sobrevivência e a longo prazo as culturas indígenas que são tão importantes para humanidade assim como a conservação de todas as espécies existentes no ecossistema;
17º)- Compreender que a diversidade cultural são os vários aspectos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária, a religião, os costumes, o modelo de organização familiar, a política, entre outras características próprias de um grupo de seres humanos que habitam um determinado território;
18º)- Desenvolver valores básicos para a consciência da mistura das três raças que deu origem ao povo brasileiro; para o respeito ao outro e a si mesmo e para que compreendam, respeitem e valorizem a diversidade sociocultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática;
19º) -Possibilitar o aluno o conhecimento da linguagem cordelista, enfocando a cultura nordestina em prol da valorização destas raízes culturais;
19º) -Possibilitar o aluno o conhecimento da linguagem cordelista, enfocando a cultura nordestina em prol da valorização destas raízes culturais;
20º) -Promover uma aproximação do aluno com a cultura popular nordestina e estimular um olhar crítico e simultaneamente poético sobre a realidade sertaneja;
21º Oferecer sugestões de tratamento utilizando remédios naturais e técnicas simples, muitas vezes usando produtos comuns em nossa casa, para tratar ou aliviar os sintomas das doenças mais comuns;
22º Refletir sobre a cultura moderna como decorrente da miscigenação de raças brasileira;
23º Analisar a importância de uma cultura alimentícia saudável e os nutrientes necessários para o bom funcionamento do metabolismo humano;
24º Analisar as substância químicas produzidas pelos resíduos orgânicos e para que servem e em que são prejudiciais ao meio ambiente e aos seres humanos;
METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO
Para o desenvolvimento das temáticas em sala de aula serão realizados:
• Pesquisar sobre os temas em livros, revistas, internet etc ;
• Ler e interpretar diferentes textos;
• Demonstrar a compreensão dos textos, através de debates com a turma;
• Pesquisar gravuras/fotos, vídeos, slaydes;
• Construir Mural e expor para escola;
• Exibir filme e vídeos, elaborar, resumos com base na história;
• Pesquisar sobre os temas em livros, revistas, internet etc ;
• Ler e interpretar diferentes textos;
• Demonstrar a compreensão dos textos, através de debates com a turma;
• Pesquisar gravuras/fotos, vídeos, slaydes;
• Construir Mural e expor para escola;
• Exibir filme e vídeos, elaborar, resumos com base na história;
• Escrever peças teatrais para ser apresentadas em uma culminância.
• Expressar situações vivenciadas ligadas à religiosidade cultural;
• Organizar apresentações sobre cultura, com base nos estudos para apresentar em uma culminância;
• Montagem de um jornal, confeccionado a partir da abordagem dos temas apresentados em sala de aula;
• Pesquisa e organização de trabalho escrito sobre cultura e tradições. O Brasil fascina por sua miscigenação. As raízes indígenas, europeias, asiáticas e africanas entre tantas outras se refletem não só na cultura como nos costumes do brasileiro.
• Expressar situações vivenciadas ligadas à religiosidade cultural;
• Organizar apresentações sobre cultura, com base nos estudos para apresentar em uma culminância;
• Montagem de um jornal, confeccionado a partir da abordagem dos temas apresentados em sala de aula;
• Pesquisa e organização de trabalho escrito sobre cultura e tradições. O Brasil fascina por sua miscigenação. As raízes indígenas, europeias, asiáticas e africanas entre tantas outras se refletem não só na cultura como nos costumes do brasileiro.
• Escrever cordel que retrate a literatura brasileira marcada por estilos e tendências, que refletiram a realidade do país em diferentes épocas, principais períodos e escritores clássicos e contemporâneos;
• Contar através de paródias, músicas, poesias ou outra produção textual a música brasileira, como conhecida e como sendo uma das mais importantes manifestações da arte e da cultura nacional, e os ritmos mais tocados no País;
• Conhecer a culinária brasileira;
• Descobrir o sentido de algumas lendas de origem afro brasileira e indígena;
• Contar através de paródias, músicas, poesias ou outra produção textual a música brasileira, como conhecida e como sendo uma das mais importantes manifestações da arte e da cultura nacional, e os ritmos mais tocados no País;
• Conhecer a culinária brasileira;
• Descobrir o sentido de algumas lendas de origem afro brasileira e indígena;
- Fazer um paralelo entre a cultura moderna e a antiga, pesquisas e organização de trabalhos escritos e para socializar na culminância.
- Pesquisas e organização de trabalhos sobre a medicina natural ou caseira.
• Culminância do projeto, com apresentações para toda escola.
AVALIAÇÃO:Durante a aplicação do projeto observar-se-á o compromisso preciso com as atividades desenvolvidas, dos materiais as produções, atividades e dinâmicas a ser aplicadas, com o intuito de rendimento e clareza na introdução dos conteúdos sobre cultura.A avaliação acontecerá de forma sistemática durante a vivência do projeto.
CULMINÂNCIA DO PROJETO
LOCAL: Centro Educacional Marineide Brás
Data: 27/08/2015
Horários: Manhã 8hs 30min as 11hs 30min
Tarde 12hs 30min as 16hs30min.
Fala inicial Gestora: Renata Henrique e exibição do Banner no telão.
Coordenadoras de apoio:: Danielle Monteiro e Rejane Dias
Coordenadoras de apoio:: Danielle Monteiro e Rejane Dias
SEQUÊNCIA DAS APRESENTAÇÕES
1ª Apresentação- Abertura com a professora Andréia Cristiane e alunos dos : 3ª E, D e C
TEMA: A COLONIZAÇÃO DO BRASIL, Introdução da professora, Leitura de slayde com alunas e
2º Cordel PLURALIDADE CULTURAL , Profª Lourdes Duarte e alunos do 2º Ano “B” Paloma Ferreira, Elinalva Mendes, Conceição Niedja, Fabiana Félix, Wilian Silva.
3º - Professor e Coreógrafo Wygo Roberto ,com alunos do PROMI RITMOS BRASILEIRO.
4º- Professor Fernando Borges, com os alunos dos 2º anos, Liliane, Felipe e Alexandre, a importância das maquetes representando as cidades sustentáveis.Trabalhos realizados pelos alunos nas aulas de Geografia e no PROMI .
A CULTURA DO GRAFITE, DIFERENÇA DA PICHAÇÃO E A ARTE DA PINTURA . Professoras Danyele Santiago , Lourdes Duarte e a coordenadora Rejane Dias.
Os alunos, Edsom Souza, Johonn Lennon, Maria Eduarda, Josivaldo ,Gerlane e Priscila da Silva, expuseram seus desenhos e pinturas e no local do evento pintaram para apresentar ao público da manhã e tarde suas artes. .Leitura do slayde alunas: _ Josefa Alves e Josivânia Brito do 2º "B"
A CULTURA DO GRAFITE, DIFERENÇA DA PICHAÇÃO E A ARTE DA PINTURA . Professoras Danyele Santiago , Lourdes Duarte e a coordenadora Rejane Dias.
Os alunos, Edsom Souza, Johonn Lennon, Maria Eduarda, Josivaldo ,Gerlane e Priscila da Silva, expuseram seus desenhos e pinturas e no local do evento pintaram para apresentar ao público da manhã e tarde suas artes. .Leitura do slayde alunas: _ Josefa Alves e Josivânia Brito do 2º "B"
5º Professoras Verônica e Lourdes Duarte, com os alunos do 2º A e 3º “ E”
CULTURA INDÍGENA.
CULTURA INDÍGENA.
6ª - CULTURA AFRO- BRASILEIRA Sob a Coordenação da profª Lourdes Duarte.
Leitura do Slayd Jessica do 2º “ B” Apresentação. Dança Afro com o coreógrafo Wygo Roberto e o Grupo de Capoeira com alunos participando da dança como componentes do grupo.
Leitura do Slayd Jessica do 2º “ B” Apresentação. Dança Afro com o coreógrafo Wygo Roberto e o Grupo de Capoeira com alunos participando da dança como componentes do grupo.
7ª – A CULTURA LITERÁRIA BRASILEIRA E POÉTICA. Coordenação, Professoras: Priscila, Fernanda e Emanuelle.
Alunos : Eduarda Aureliano 3º B,Maria Aluno s:Janailton 3º A, Adrielly 3º C, Aparecida, Rosimere, Sueli, Paloma e Jaqueline 3º D, Pâmela e Josenildo 2º D e Natália 2º F
8º A DANÇA CLÁSSICA E SEU PAPEL PARA A CULTURA ATUAL. Professoras: Lourdes Duarte , Fernanda Borges e Priscila Miranda.
Leitura do Slayd a aluna Eloisa e Adrielly do 3ª A
Apresentação do balé clássico, baseado na Morte do Cisne, com Profº Wigo Roberto e a aluna Patrícia do 2ª " E. G. " B"
Eloisa e Adrielly
Eloisa e Adrielly
10º - CULTURA DA MODA EM DIFERENTES ÉPOCAS- Professora Giorgia Lima e a Coordenadora Daniele Monteiro.
Leitura exibição de slydes representando a moda em diferentes épocas e um desfile com alunos representado as diferentes regiões brasileiras.
11ª CULTURA RELIGIOSA: Professoras: Verônica, Adriana Araújo, Solange e Luziane Educação Inclusiva .
Leitura do slayd a aluna Karina do 3º E
Leitura do slayd a aluna Karina do 3º E
12ª CULTURA ESPORTIVA! Profª Lourdes Duarte e Profº Marcelo de Educação Física.
Leitura do Slayde pelo aluno Maurílio 2ª” A “e embaixadinhas com os alunos do 2º e do 1º “A” em seguida apresentação de Gilgipson. com alunos e o professor da academia.
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13º CULTURA DA MEDICINA NATURAL Sob a coordenação das professoras : Egídia , Amanda e Luisa de Fátima,
14º Cultura gastronômica por região, sob a responsabilidade dos professores de Biologia e Matemática. Leitura de slaydes pelos alunos e explicações a respeito dos nutrientes e cálculos em relação as calorias dos alimentos. Para organização dos vídeos e imagens foram realizadas pesquisas na Internet e em diferentes fontes bibliogáficas pelos alunos.
15º Cultura do reaproveitamento do lixo orgânico. Professores de química e física com alunos do PROMI e dos 3º anos. Experimentos e exibição de vídeos como produzir adubos nas composteiras. Pesquisas em diferentes fontes bibliográficas e na internet.
16º A CULTURA MODERNA, sob a coordenação da professora Jailda Costa e Wygo Roberto , alunos do 3º "E"
Ao termino os agradecimentos da professora idealizadora do Projeto Profª Lourdes Duarte e de Gestora Renata Henrique.
~Fotos dos alunos e professores da referida escola.
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