ESCOLA RAIMUNDO HONÓRIO- PE
PROJETO: “VIOLÊNCIA NA ESCOLA E AS PROBLEMÁTICAS QUE OCASIONAM”.
Sou profª de disciplinas pedagógicas, especialista em Docência do Ensino Superior e Psicopedagoga Institucional, sempre achei que escolhi a profissão certa. Tenho que aprender cada vez mais para fazer um bom trabalho. Procuro me inovar, estou iniciando uma especialização em Filosofia, aprendo com minhas experiências e com os meus alunos. Adoro trabalhar com projetos, além das aulas ser mais dinâmicas os alunos participam e interagem, aprendendo e ensinando!!! São alunos verdadeiramente ativos e o gratificante é que aqueles com aprendizagem lenta e que dão mais trabalho, na vivência de projetos nos surpreendem!!! Obrigada meus alunos queridos, juntos construímos uma educação melhor!!!
OBSERVAÇÃO: Esse Projeto foi vivenciado na Escola Raimundo Honório, Bom jardim PE, e a culminância, foi uma apresentação de uma peça teatral para todos da escola. A peça, simulava situações de agressividade que acontecem na escola , além da explanação do tema pelos alunos.
Alunos e alunas apresentando uma peça teatral, simulação de diferentes problemas que ocorrem em salas de aula |
TURMA: 1º NORMAL MÉDIO
DISCIPLINA: Psicologia do Desenvolvimento
JUSTIFICATIVA:
Nota-se que cada vez mais os alunos demonstram comportamentos e atitudes agressivos, ferindo tanto a integridade física, quanto psicológica de colegas e professores. Por esse motivo, faz-se necessária uma investigação mais consistente das causas dessa violência, bem como, as possíveis alternativas para compreender e modificar essa situação porque no mundo moderno, as formas incentivadoras de consumismo para crianças e jovens, através dos veículos de comunicação, as mudanças nos valores das famílias e tantos outros problemas, tem causado maiores índices de violência, chegando estes a atingir o âmbito das instituições de ensino.
frequentemente, podemos ver notícias de jornais relatando casos de violência contra professores, bullying (humilhar, intimidar, ofender, agredir física ou psicologicamente), vários outros modelos de abuso e agressão acometidos contra a comunidade escolar, ate mesmo em relação ao prédio público, depredações, pichações entre outras, como forma violenta.
A educação na contemporaneidade está carregada de problemáticas que ocasionam a
agressividade na escola, entre outros a mudança na estrutura familiar, a entrada da mulher no
mercado de trabalho, ausência da figura paterna, e o conjunto desses fatores pode implicar no
desempenho escolar.
Sabemos que o tema agressividade escolar não é recente, a escola está enfrentando
este problema da agressividade, e o educador trabalha pouco este tema em sala de aula, sendo
que muitas vezes está despreparado na construção de instrumentos para conscientizar o
educando, intervir e atuar de forma pedagógica ministrando o assunto de forma
interdisciplinar e de forma sistemática.
É importante trabalhar a agressividade, para que todos possam compreender a origem
desse comportamento agressivo, onde ocorrem estes comportamentos agressivos, se é em sua casa, se vem de berço, se acontece com frequência, ou se a criança adquiriu quando começou freqüentar o ambiente escolar.
Alunos assistindo as apresentações |
É essencial sabermos discernir quando um comportamento agressivo é passageiro, por motivos temporários, como o nascimento de um irmãozinho, a hospitalização ou perda de um ente querido, ou ainda por mudança de casa ou escola ou se pode ser considerado como um
transtorno de conduta, caso em que é necessário um acompanhamento de especialista para
auxiliar a trabalhar com o problema. Se não dermos a devida importância nesta fase essas
atitudes poderão evoluir de forma prejudicial na adolescência e vida adulta.
Este tema agressividade provoca na sociedade vários questionamentos, já que a maior
parte da sociedade considera que escola tem o dever de educar, então a sociedade fica sem
entender o motivo em que o aluno começa a ir à escola e depois apresenta estes
comportamentos agressivos.
Ao longo do tempo a família tem se transformado na medida em que nossa sociedade
se transforma, este projeto tem como foco compreender até que ponto estas mudanças
afetaria o comportamento dessas crianças, como uma criança com comportamentos agressivos
conseguirá aprender em uma sala de aula com outras crianças, que possuem outras culturas comportamentos, bem como as problemáticas que ocasionam a agressividade.
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver estudos capazes de averiguar os fatores de risco e as variáveis que levam a prever um alto índice de violência nas escolas, impulsionando, baixo desempenho escolar e as problemáticas que levam a atitudes violentas por parte das criança, adolescentes e jovens acarretando desagradáveis situações para a população escolar como um todo.
OBJETIVOS GERAIS:
- Averiguar e refletir as causas da violência escolar :
- Proporcionar atividades pedagógicas que desenvolvam a afetividade e a socialização;
- Propor intervenções pedagógicas adequadas à valorização da vida e da paz;
- Desenvolver no âmbito escolar a solidariedade, nas formas simples do diálogo, visando a paz;
- Apresentar o regimento interno da instituição como forma dos pais tomarem ciência das atitudes que são aceitas ou não dentro da escola, dos direitos e deveres de cada um no processo educativo, preparando-os para o direcionamento das orientações a serem dadas aos filhos.
- Discutir o tema amplamente para toda a escola, como forma de conscientização em busca da paz;
- Despertar o censo de responsabilidade e amor pelo patrimônio público, como sendo um bem de todos;
- Promover um ensino de qualidade desertando a consciência cidadã;
- Trabalhar a transversalidade , desenvolvendo o censo crítico e noções de responsabilidade para com a vida e o bem público.
- Investigar os fatores psicológicos que levam a prever a violência juvenil.
- Refletir diferentes teorias que tratam da violência na escola como um dos fatores que acarretam a não aprendizagem.
.
METODOLOGIA:
- Envolver toda a escola na conscientização da importância da convivência de um ambiente de paz
- Pesquisas em diferentes fontes bibliográficas e organização de trabalhos escritos.
- Debate sobre o tema na sala de aula.
- Desenvolver o espírito da paz e da solidariedade, com distribuição de textos e mensagens.
- Exibir filmes e refletir as problemáticas da violência na escola.
- Organização de murais com reportagens e fotos sobre diferentes acontecimentos em escolas.
- Sugerir uma passeata da Paz.
- Concurso da melhor redação sobre: “ A paz na escola”; “ Diga não a violência”; , etc.
- Considerar as relações sociais da comunidade escolar, que poderão ser sugeridos através de cartazes afixados no pátio da escola, portão de acesso, banheiros, a fim de lembrar os principais conceitos que estão sendo trabalhados. São eles: colocar-se no lugar do outro; promover o diálogo e a amizade; valorizar o que cada pessoa tem de positivo; administrar os problemas com atitudes de respeito e gentileza; não se calar diante da injustiça; não responder a violência com violência; interessar-se pela comunidade; ajudar ao próximo; cultivar a esperança; exercitar o perdão; zelar pelo patrimônio público etc.
- Culminância do projeto com diferentes atividades: palestras com convidados ou com os alunos, dramatizações de situações de violência que devem ser abolidas da escola e de situações que estimulem a paz,etc.
Observação: Esse tipo de trabalho é importante que seja extensivo a toda escola afinal, a paz não deve estar presente somente no âmbito escolar, mas sendo praticada por todos, ao longo da vida. É assim que se constrói um mundo melhor e uma educação de qualidade!
Avaliação:
A avaliação deverá acontecer sistematicamente durante a vivência do projeto e no decorrer do ano letivo.
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