ESCOLA RAIMUNDO HONÓRIO, BOM JARDIM – PE
PROJETO: LINHA DO TEMPO – RESGATE CULTURAL DAS DÉCADAS DE 50 A ATUALIDADE.
DISCIPLINAS: Sociologia , História, Filosofia, Língua Portuguesa , Arte e Educação Física
PÚBLICO ENVOLVIDO:
Professoras das respectivas disciplinas, Equipe Gestora, Coordenadores e alunos.
JUSTIFICATIVA:
As transformações sociais, políticas, econômicas e culturais , foram se consolidando ao longo das décadas de 1950 a atualidade e vem modificando hábitos, costumes, modo de pensar de agir, mudando gerações, alterarando o consumo e o comportamento, das diferentes camadas sociais , tanto nos grandes centros urbanos quanto nos pequenos e nos mais longínquos recantos dos país.
Não só as pessoas, como também as paisagem urbanas e rurais vem se modernizando ao longo das décadas, com a construção de edifícios e casas de formas mais livres, mais funcionais e menos adornadas, acompanhadas por uma decoração de interiores mais despojada, segundo os princípios da arquitetura e do mobiliário moderno.
A partir da década de 1950, vem acontecendo a consolidação da chamada sociedade de massa no Brasil , graças a expansão dos meios de comunicação: rádio, televisão, cinema, teatro de revista, etc. ,e com estes avanços alavancaram outras modernizações.
No que se refere a moda dos vestuários e acessórios, a cada década vem se transformando, acompanhando os usos e costumes, tendo como forte aliada a divulgação rápida dos meios de comunicação de massa, não só da moda brasileira, como de outros países, fazendo adesão a nossa ou vice versa.
Através dos meios de comunicação, que vem aprimorando-se e modernizando-se de forma rápida e com um potencial tecnológico extraordinário, é possível avaliar as mudança nos hábitos de uma sociedade em processo de modernização e infiltrar com força total modas de outros países no nosso.
Este projeto é de suma importância porque irá resgatar através de uma linha do tempo, os fatos e acontecimentos marcantes que vem acarretando as transformações ao longo das décadas, com a possibilidade de ser analisados diferentes aspectos, políticos, sociais, econômicos e em especial no que se refere a moda, diferentes ritmos musicais , danças, bem como a influência de outros países na cultura brasileira.
O projeto servirá também para que motive os alunos a interagir no processo ensino aprendizagem, de forma dinâmica, realizando pesquisas direcionadas e bibliográficas, organizando trabalhos a serem apresentados para toda escola e desenvolver grupos de danças, teatro, que retratem cada período histórico.
OBJETIVO GERAL
Envolver os alunos no processo ensino aprendizagem, resgatando os fatos, acontecimentos,avanços e as transformações que vem acontecendo no Brasil e no mundo, ao longo das décadas de 1950 a atualidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS :
· Construir de forma dinâmica uma linha do tempo que mostre os avanços e as transformações que o mundo e a sociedade brasileira vem vivenciando ao longo das décadas de 50 a atualidade.
· Analisar as mudanças culturas, políticas e sociais, do Brasil ao longo das décadas ;
· Resgatar e analisar as mudanças que ocorreram em diferentes décadas no que se refere a moda feminina e masculina.
· Pesquisar os diferentes ritmos musicais e danças que fizeram sucessos em cada década;
· Analisar as mudanças econômicas que o país vem vivenciando ao longo das décadas.
· Refletir a consolidação dos meios de comunicação de massa, na transformação e divulgação da moda e outros avanços sociais.
· Analisar a influência de outros países no que se refere a moda e ritmos musicais e danças.
· Desenvolver trabalho pedagógicos, participativos, dando oportunidade aos alunos de interagir no processo ensino aprendizagem.
· Vivenciar o projeto a nível de sala de aula e em seguida apresentar numa culminância para toda escola.
DESENVOLVIMENTO:
O Projeto será vivenciado a nível de sala de aula e em seguida apresentado numa culminância para toda escola, tendo como,foco as disciplinas: Sociologia, História, Arte, Língua Portuguesa,
Filosofia e Educação Física.
Serão realizadas pesquisas em diferentes fontes bibliográficas sempre orientadas pelos professores das respectivas disciplinas. Os alunos farão uso dos equipamentos tecnológicos e da sala de informática, para pesquisas e organização de software, slaydes , vídeos, etc., a serem usados nas apresentações em sala de aula e na culminância.
Os trabalhos organizados nas diferentes turmas, serão expostos para uma abrangência maior do público leitor.
Diferentes trabalhos poderão ser organizados, ficando a critério dos professores e alunos. Para a culminância, serão escolhidos temas que retratem as mudanças de cada época, sendo um momento participativo e coletivo, uma vez que serão apresentados os trabalhos para toda escola.
AVALIAÇÃO: O Projeto será avaliado de forma sistemática, qualitativa, durante a realização do mesmo, ficando a pontuação a critério de cada professor.
OBSERVAÇÃO:
Este Projeto foi vivenciado na referida escola, no terceiro bimestre, de forma interdisciplinar, e foi muito gratificante. Pesquisas, organizações de trabalhos e exposições com trabalhos dos alunos,com orientações dos professores, todos empenhados para que os objetivos fossem alcançados.
Os alunos participaram ativamente em todas as etapas,desenvolvendo habilidades e competências, resultando numa aprendizagem significativa.
Para o momento final do Projeto, foi realizado uma culminância, no Centro Multicultural Marineide Braz, espaço cultural do Município, nos turnos da manhã e tarde, com a presença dos alunos, professores, todos que fazem a escola e alunos e professores visitantes.
Alunos das disciplinas citadas, ficaram responsáveis por cada década e as apresentações foram marcantes, uma vez que houve um resgate cultua, enfocando temas e acontecimentos que marcaram o país e o mundo.
Gestora Danielle Monteiro, fazendo a abertura da culminância, Diretora adjunta Andreia Cristiane e Professora Lourdes Duarte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sejam todos bem vindo! Obrigada pela visita e comentários.
Saibam que suas participações deixando sugestões são bem vindas! Obrigada!