domingo, 9 de junho de 2019

ORIGEM DAS FESTAS JUNINAS E PRINCIPAIS TRADIÇÕES E A CULINÁRIA NORDESTINA NESSA ÉPOCA


Origem da Festa Junina 


   Existem duas explicações para a origem do termo "festa junina". A primeira explica que surgiu em função das festividades, principalmente religiosas, que ocorriam, e ainda ocorrem, durante o mês de junho. Estas festas eram, e ainda são, em homenagem a três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Outra versão diz que o nome desta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem apenas a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).

Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.  

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.  

Festas Juninas no Nordeste 

 Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.

Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas. 

Comidas típicas 

 Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural de milho verde, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. 



Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bom-bocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais. 


Principais tradições 

   As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.

No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.

Já na região Sudeste é tradicional a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.

Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.


PRINCIPAIS FESTAS JUNINAS NO NORDESTE


   Com grande relevância na história, religião e cultura, as festas juninas fazem a alegria dos nordestinos e de muitos turistas brasileiros e estrangeiros. É um verdadeiro passeio às raízes de nosso país. No Brasil, elas chegaram por meio dos portugueses, que adotaram essa festividade por influência dos franceses, que a criaram no século XII.
Inicialmente, era um evento pagão, que foi aos poucos sendo incorporado pela Igreja Católica. À medida que os brasileiros foram agregando a essa festa aspectos da nossa cultura, ela passou a ser mais alegre e difundida por todo o País.
Datas
O Nordeste é o paraíso das festas juninas. Por questões culturais e religiosas, as datas mais relevantes para as festividades são a véspera do dia dos santos, por exemplo:
12 de junho (Dia dos Namorados e véspera da festa de Santo Antônio, o famoso santo casamenteiro);
23 de junho (véspera do dia de São João);
28 de junho (véspera de São Pedro).
Comidas típicas, danças populares, fogueiras e a animação do público tornam essas festas inesquecíveis para os visitantes.

A tradição do São João de Caruaru


  Imagine uma festa que pode durar até um mês. É isso mesmo! Se você nunca viu isso antes, é melhor prestigiar a Festa de São João de Caruaru (PE), em que o forró manda no pedaço e faz a alegria dos participantes.
Mas as atrações não param por aí. Você pode curtir momentos fantásticos ao participar de várias brincadeiras, como correio elegante, casamento caipira e o tradicional pau de sebo. Outro destaque são as Drilhas, que são grupos de quadrilhas que ficam atrás dos trios elétricos.
Conhecida como a capital do Forró, a Festa de São João de Caruaru pode durar até um mês e tem tudo aquilo a que leva direito: pau de sebo, correio elegante, casamento caipira... Sem falar das Drilhas, grupos de quadrilhas que se reúnem atrás de trios elétricos na Avenida Agamenon e levam a música, a dança e a cultura para as ruas da cidade.

Se você é amante da culinária, vai se deliciar com diversas opções:

arroz-doce;
chocolate quente,
cuscuz;
milho verde
pamonha;
pipoca;
pé de moleque;
tapioca.
cuscuz gigante

   A festa conta com atrações nacionais, o que desperta a atenção da comunidade local e de turistas de várias partes do Brasil. Para quem gosta de boa música e de comida de primeira qualidade, uma viagem para curtir o São João de Caruaru é uma ótima opção.

Prestigie a maior festa de São João do mundo Campina Grande


  Para quem gosta de eventos com muita gente e alegria, a dica é participar da festa junina de Campina Grande. A cidade fica toda enfeitada para receber os visitantes. Já pensou em acompanhar uma cerimônia de casamento coletivo para mais de 100 casais? Já imaginou ter disposição e alegria para dançar todos os dias durante um mês?

Podendo chegar a 2 milhões de participantes, o São João de Campina Grande é uma das festas juninas no Nordeste, em que o show de fogos de artifício pode durar mais de 10 minutos. 
Você também pode curtir a Locomotiva Forrozeira, que proporciona um passeio de trem inesquecível no final de semana. Os passageiros vão de Campina Grande até Galante (distrito em que as apresentações de forró fazem a alegria de todos).
Os grupos de dança e as barraquinhas com diversas atrações culinárias contribuem para fazer da festa um momento ainda mais especial.
Com certeza, o São João de Campina Grande é digno de ser uma das principais festas juninas no Nordeste.

Divirta-se com o Bumba-Meu-Boi em São Luís

  Se você está procurando um bom motivo para visitar São Luís (MA), a dica é ter vontade e muita energia para participar de uma das festas mais democráticas do País. As atividades têm início no sábado de aleluia e terminam no Dia de Santo Antônio.
Para se ter uma ideia do envolvimento da população com a festa, são formados mais de 100 grupos de Bumba-Meu-Boi, que mostram uma forma muita peculiar de chamar a atenção do público.
Todas as músicas apresentadas são denominadas de Sotaque, sendo que o ritmo é construído por meio dos instrumentos e da cadência dos componentes dos grupos. Você deve estar perguntando sobre a culinária local. Para matar a sua curiosidade, veja abaixo as refeições mais pedidas durante a festa:
arroz de cuxá (arroz branco com camarão e vinagreira);
cocadas;
caruru;
peixe frito;
torta de camarão.
Nas barraquinhas, os turistas podem conferir uma mistura interessante da culinária indígena com a africana e a portuguesa, o que possibilita apreciar vários doces e cremes, como o cajá, o bacuri e o sapoti.
Sem dúvida, a alegria, a criatividade e boa comida estão à disposição dos turistas em São Luís.

Dance bastante em Teresina


O Encontro Nacional de Folguedos faz com que a festa junina tome conta de Teresina (PI). O evento promove apresentações de vários grupos de dança da Paraíba, Maranhão e do Piauí. Isso é fundamental para os moradores e turistas conhecerem os passos do Folguedo.
O Encontro reúne milhares de pessoas e promove debates sobre a cultura da localidade e as tradições populares, com a participação de moradores e de representantes de faculdades da região.
O evento também se destaca pelas brincadeiras típicas das festas juninas, danças e a boa gastronomia, que apresenta algumas comidas da região, como o Maria Isabel (arroz com carne seca) e o Picadinho ou Pintado (mistura de feijão com orelha e pé de porcos). Tudo isso mostra que vale a pena visitar Teresina no mês de junho.

O festejo de São João da Bahia

  O São João da Bahia, festa religiosa em homenagem ao santo primo de Jesus Cristo, São João Batista, anima a capital Salvador e mais de 400 cidades por todo o estado. É tradição montar grandes fogueiras em comemoração – e cada Santo tem a sua própria fogueira! Santo Antônio tem a fogueira quadrada, São João tem a base circular, e São Pedro forma um triângulo. Além das tradicionais quadrilhas, há apresentações de grupos regionais de forró, seja xote ou o pé-de-serra. Nas barraquinhas, não deixe de provar o mungunzá (conhecida no resto do país como Canjica), o cuscuz de milho, o curau e o bombocado. Em Salvador, o festejo se concentra no Parque de Exposições e no Pelourinho, quando as danças e os grupos folclóricos tomam conta das ruas. Cidades como Vitória da Conquista, Feira de Santana e Ilhéus, também são palcos do São João da Bahia. 

Curta o São João da Parnaíba


Uma festa junina bastante tradicional no Nordeste é o São João da Parnaíba, no Piauí. Muita dança, alegria e comidas típicas animam o público. O forró e o sertanejo universitário são os estilos musicais que mais agitam a festa.
Uma das grandes atrações é o Festival de Folguedos, considerado o mais importante da Rota das Emoções. No evento, vários grupos culturais se apresentam e reforçam atividades artísticas da região, como o Bumba-Meu-Boi.
Você já percebeu que as festas juninas são atrativos especiais para tornar a viagem ao Nordeste ainda mais especial. Basta ter planejamento e alegria de viver para ser recebido por um povo feliz, simpático e hospitaleiro.
Para ficar bem informado sobre como aproveitar as festas juninas no Nordeste, a dica é ler este post sobre como planejar 10 dias de viagem pela Rota das Emoções. Aproveite o conhecimento para deixar a sua vida ainda mais alegre!
Pesquisa e organização da postagem- Profª Lourdes Duarte
FONTES:
https://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm

FELIZ FESTAS JUNINAS!


10 comentários:

  1. Boa noite de Domingo, queridas professoras!
    Amo as tradicoes bradileiras e o Sao Joao da Bahia com a partilha do amedoim, milho e laranja...
    No Maranhao, o bumba meu boi e super divertido... Muito rapida a danca e se pula que nem um cabrito, haja folego.
    Gosto demais das quadrilhas mineiras e, sempre que ha oportunidade,eu entro na roda. Ainda tenho pique, rs... Adoro me trajar de caipira elegante.
    Boa diversao a todos que prezam pelo sadio e bonito que ha nestes festejos tao familia!
    Tenham otimo Santo Antonio nesta semana!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus que loucura! Nós por cá festejamos os Santos Populares, com casamentos, marchas e arraiais populares, mas nada que se compare a isso. Bem a falar verdade em relação ao tamanho, talvez seja sim. É que o Brasil tem cidades que têm quase o mesmo número de pessoas que nós temos no país inteiro.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderExcluir
  3. Que sonho ver essas festas do nordeste de pertinho.
    Aqui na minha cidade tem o bolo de Santo Antonio e quem achar a medalha do santo no bolo irá encontrar um novo amor ou irá se casar.
    Eu gosto muito de festa junina.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  4. Es muy interesante todo lo que cuentas sobre estas fiestas, llenas de color y alegría... me recuerda mucho a las fiestas de mi pueblo acá en México, también nos encanta el color... un abrazo y gracias por pasar

    ResponderExcluir
  5. Visitando e já seguindo o seu cantinho. Bjs querida

    ResponderExcluir
  6. Lindo este cantinho, muito interessante!
    Lindas festas, boa comidinha, adorei!
    Parabéns!
    Abraço Fraterno(*:*)!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá, família RH!
    Fiquei encantada e emocionada com esta vossa publicação detalhada e encantada.
    É sempre bom aprender e aqui, convosco, APRENDE-SE!
    Obrigada!
    Beijo, divirtam-se muito!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Aqui também cada cidade ou vila tem as suas festas populares.
    Um post interessante.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem vindo! Obrigada pela visita e comentários.
Saibam que suas participações deixando sugestões são bem vindas! Obrigada!