PROJETOS QUE FAZEM A DIFERENÇA NA ESCOLA.
Sou professora de ARTE no 4º NORMAL MÉDIO e no segundo
bimestre teve como tema central o TEATRO. Gosto de desenvolver com meus alunos projetos e
vivenciá-los de forma dinâmica na sala de aula e socializar para os demais
alunos da escola, visto que alunos do Normal médio se preparam para ser
educadores e uma habilidade importante é
a desenvoltura em público.O teatro contribui para que o aluno perca a
timidez e isto já é um fator importante.
·
A primeira
etapa do trabalho, foi pesquisas em diferentes fontes bibliográficas.
( (Mãe e filhos preocupados com a falta de alimentos e o pai doente
·
Segunda etapa, desenvolver coletivamente o
projeto sobre teatro e sua importância.
·
Terceira etapa, escrever a peça teatral,escolha
do título, baseado na música ROMARIA, “
VIAGEM PARA A CIDADE GRANDE”.
Alguns temas foram destacados na peça:
( Simulação da família saindo para o trabalho na roça)
·
Dificuldades que famílias carentes passam e que muitas vezes contribui para a evasão
escolar, por mudanças constantes de endereço, trabalhos temporários no campo e
outro.
·
A preocupação da escola em manter contato com a
família dos alunos , em especial os evadidos.
·
A preocupação da família e escola com
possibilidades de envolvimento com drogas pelos alunos.
·
O preconceito .
·
A fé na hora das dificuldades, etc
( Aluna simulando a mãe fazendo promessa com Nossa Senhora Aparecida)
ESCOLA RAIMUNDO HONÓRIO, BOM JARDIM-2012
DISCIPLINA: ARTE
TURMA: 4º Normal médio
PROFESSORA:Maria de Lourdes Duarte.
PROJETO: O TEATRO NA ESCOLA FORMANDO E ENSINANDO.
(Aluna simulando a filha que vai viajar para a cidade grande)
(Aluna simulando a filha que vai viajar para a cidade grande)
JUSTIFICATIVA:
No curso Normal Médio a disciplina Arte, destaca
no segundo bimestre como foco principal O TEATRO. O Teatro é uma forma de arte
em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades
para público em determinado lugar.
Tomando por base que o texto teatral é um texto
narrativo que dispensa o narrador, uma vez que no teatro a história não nos é
contada, mas “mostrada” pelos atores representando os personagens e que
encenam, em virtude da falta do narrador, o diálogo
constitui-se o elemento determinante da ação dramática, desta forma, o teatro na sala de aula é um recurso forte para desenvolver habilidades
nos alunos , vivenciando trabalhos
artístico explorando a dramaturgia e interpretações variadas de textos.
Vale
lembrar que texto teatral escrito, e encenado, exige elementos como interpretação,o cenário, figurino, maquiagem,
gestos, movimento a fala, etc. Através da dramatização ou peça teatral, várias
habilidades podem ser desenvolvidas nos
alunos porque o teatro é uma forma de entretenimento e de
inspiração possuindo a total capacidade de unir pessoas de diferentes culturas,
e na escola oferece possibilidades de informações, de educação e de lazer.
Diante dessa proposta inovadora, faz-se necessário
nas aulas de arte, desenvolver projetos com temas educativos e de
conscientização e outros, para motivar a interação dos alunos para uma aprendizagem de forma lúdica, porem muito
proveitoso e significativa.
(Aluno simulando o filho feliz por está trabalhando e por seus pais deixar o preconceito de lado e aceitá-lo independente da sua opcão sexual)
(Aluno simulando o filho feliz por está trabalhando e por seus pais deixar o preconceito de lado e aceitá-lo independente da sua opcão sexual)
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver
nos alunos do Normal médio habilidades necessária para compreender que o teatro
é uma forma de motivação importantíssima, para
os alunos interpretar diferentes
textos, bem como desenvolver a oralidade e a desenvoltura artística, explorando
a dramaturgia, na encenação de peças teatrais.
( Simulação do reencontro dos pais com a filha na cidade grande)
( Simulação do reencontro dos pais com a filha na cidade grande)
ESPECÍFICOS:
·
Vivenciar projetos educativos utilizando a
dramatização como possibilidade de informação e entretenimento;
·
Identificar o texto teatral como gênero;
·
Ler , analisar e produzir uma peça teatral;
·
Conhecer a estrutura composicional do texto
teatral;
·
Organizar o cenário de acordo com o texto
apresentado;
·
Divulgar a culminância do projeto para a escola,
como sendo um momento cultural.
(Momento de fé, aluna simulando pagando promessa que fez a Nossa Senhora Aparecida, Essas senas foram gravadas na matriz da nossa cidade).
(Momento de fé, aluna simulando pagando promessa que fez a Nossa Senhora Aparecida, Essas senas foram gravadas na matriz da nossa cidade).
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DAS AULAS:
·
Elaborar projeto, escolher o texto e destacar o
tema chave a ser trabalhado.
·
Atividades de pesquisas e organização de
trabalhos.
·
Utilização do laboratório de informática para
pesquisas e organização de slaydes, vídeos, etc.
·
Atividades realizadas em grupo ou individual.
·
Utilização de imagens, textos, letras de
músicas, vídeos vinculados na net.
·
Debate e apresentação de trabalhos na sala de
aula.
·
Ensaios da peça.
·
Culminância do projeto – apresentação para a
escola da peça teatral.
AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá durante a vivencia do projeto, bem como a interação dos alunos nas atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sejam todos bem vindo! Obrigada pela visita e comentários.
Saibam que suas participações deixando sugestões são bem vindas! Obrigada!