Este Projeto, foi vivenciado na Referida escola, promovido pelos alunos do Normal Médio nas disciplinas que leciono, e vivenciado com toda escola.
Deixo como sugestão de um trabalho de combate e prevenção ao uso indevido das drogas, mostrando as consequências causadas pela dependência química dos diferentes tipos de drogas. É um trabalho que vem dando certo, porque tem sido compartilhado com todos que fazem a escola e a mesma busca parcerias com diferentes órgãos públicos e a sociedade.
ESCOLA RAIMUNDO HONÓRIO
TURMA: 4º NORMAL MÉDIO
PROFESSORA: Maria de Lourdes Duarte
PROJETO DIGA NÃO AS DROGAS
“ Agente Constrói e as Drogas Destroem”
DROGAS TÔ FORA!
TEMAS ABORDADOS:
- O que é droga?
- Tipos de drogas
- Efeitos e consequências do uso das drogas
- Drogas fenômeno sociocultural complexo
- Formar parcerias no combate as drogas.
- As drogas e o poder de destruição.
- O que é dependência química?
- Abstinência e tratamento
- Situações de risco e situação de Proteção nas redes Sociais.
- A importância da família presente na vida dos filhos.
_ A prevenção do uso de drogas no modelo da educação escolar.
A dependência de drogas no modelo sistêmico social- os riscos oferecidos no convívio social.
JUSTIFICATIVA
Nos dias atuais, o uso das drogas é um fenômeno sociocultural complexo, visto que acarreta dependência química e não está sendo um problema simples de resolver, visto que existem diferentes tipos de drogas, lícitas e ilícitas e o uso indevido das mesmas vem sendo cada vez mais difundidas entre crianças e jovens em idade escolar prejudicando a vida desses indivíduos, pois os efeitos maléficos causadas por essas substâncias acarretam consequências trágicas à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social.
O projeto surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre as drogas uma vez diagnosticado alunos com dependência química, sendo imprescindível informações sobre o assunto, numa tentativa de uma educação preventiva e uma conscientização de todos pela valorização da vida.
O desafio do projeto, é a luta para ajudar alunos usuários e mostrar aos demais que a dependência química é algo prejudicial e que os usuários precisam de ajuda para se libertar do uso indevido e não tornar-se reincidente. Bem como, orientar a todos quanto aos riscos que as drogas oferecem e para que não sejam tentados a experimentar qualquer tipo de drogas.
Este projeto visa também, buscar parcerias para o combate as drogas e mediante situações pedagógicas diversas poder desencadear uma relação de confiança entre Equipe Gestora, Professores e Alunos , promovendo condições para que todos envolvidos construam novos conhecimentos e habilidades significativas no combate as drogas.
OBJETIVOS
· GERAL:
Mediar, com intencionalidade educativa inúmeras situações pedagógicas, no contexto escolar e social, envolvendo alunos, professores , pais e sociedade, com mobilização da opinião pública escolar, mediante campanhas de alerta , prevenção, orientação e tratamento em difusão dos conhecimentos sobre drogas.
ESPECÍFICOS:
- Sensibilizar a comunidade escolar quanto às políticas de prevenção ao adolescente em situação de risco pelo envolvimento das drogas;
- Identificar situações de risco relacionadas ao uso das drogas e o papel da escola nas ações de prevenção e proteção integral aos adolescentes, contextualizadas no Estatuto da Criança e do adolescente ( ECA);
- Identificar as diretrizes das políticas públicas e legislativa brasileira sobre drogas na forma de como orientar as ações e prevenção do uso de drogas;
- Reconhecer a escola como espaço de convergência das políticas públicas de saúde e educação;
- Valorizar a abertura da escola para a comunidade na construção de parcerias e em especial envolver a família na educação dos filhos;
- identificar o que são drogas, os diferentes tipos de drogas em uma abordagem multidisciplinar que identifique os efeitos no organismo e suas consequências em todos os aspectos físico, psíquico e social;
- Refletir a tolerância e a abstinência e a descontaminação do usuário com tratamento e acompanhamento: família, escola, psicólogos,etc.;
- Diagnosticar o índice de alunos envolvidos com drogas. Para
conhecer a situação real, as dificuldades e os recursos disponíveis.
conhecer a situação real, as dificuldades e os recursos disponíveis.
- Motivar e mostrar a importância da participação de todos no combate as drogas;
ESTRATÉGIAS:
Inicialmente, desenvolver o projeto com alunos do 4º Normal Médio, uma vez que estão se preparando para a conclusão do curso e sairão preparados como facilitadores da aprendizagem e formadores de opiniões.
A classe envolvida, tomará frente aos estudos e incentivo a vivência do projeto .
De início os alunos trabalharão individualmente e em grupos para pesquisas, organização de trabalhos escritos, e debates, entrevistas com Ex Usuários, psicólogos, Agentes Sociais do CREAS, Polícia Militar, Membros do Conselho Tutelar e outras camadas da sociedade..
Utilização de filmes, vídeos e outros recursos tecnológicos como a Internet para promover através de pesquisa, a orientação, a prevenção e a conscientização contra o uso abusivo de drogas., causas e consequências. Utilização intensiva do Laboratório de Informática para a execução de cartazes, murais e pesquisas. Utilização do material do Curso de Prevenção do uso de drogas para Educadores de Escolas Públicas, organização de panfletos educativos, murais, cartazes e culminância do projeto, com apresentação de uma peça teatral para toda escola.
Utilização de filmes, vídeos e outros recursos tecnológicos como a Internet para promover através de pesquisa, a orientação, a prevenção e a conscientização contra o uso abusivo de drogas., causas e consequências. Utilização intensiva do Laboratório de Informática para a execução de cartazes, murais e pesquisas. Utilização do material do Curso de Prevenção do uso de drogas para Educadores de Escolas Públicas, organização de panfletos educativos, murais, cartazes e culminância do projeto, com apresentação de uma peça teatral para toda escola.
DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA: Pesquisas de campo e organização de materiais escritos.
ATIVIDADES:
- Entrevistas:
- Delegacia (Polícia Militar)
- Membros do Conselho Tutelar
- Ex usuários
- Membros do Conselho Tutelar
- Ex usuários
- Agentes Sociais Do CREAS
- Psicólogos, etc.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
1. Pesquisas
2. Questionários
3. Observações
4. Conversas informais
5. Leitura e interpretação de documentos já existentes
6. Debates em sala de aula.
7. . Relatórios
8. Confecção e exposição de murais com base nas pesquisas feitas, contendo informações sobre os diversos tipos de drogas, seus efeitos e consequências maléficas à vida.
9. . Palestras com questionamentos com profissionais e ex-viciados.
10. Filmes que abordem o narcotráfico - O tráfico de drogas
11. Vídeos que mostrem o antes e o depois do uso das drogas.
12. Organização de peça teatral com base nos estudos e pesquisas, com apresentações para toda escola. Confecção de panfletos educativos.
CULMINÂNCIA:
Diversos trabalhos podem encerrar cada atividade, como teatros apresentados para tida escola, (fundamentados nas pesquisas feitas); confecção de murais, panfletos educativos... Esta escolha ficará a critério de cada grupo e realizadas na própria escola.
AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá acontecer durante todo o processo de realização do projeto, através da observação dos professores baseada em critérios preestabelecidos.
Durante o desenvolvimento dos trabalhos é importante que o professor esteja presente para interagir com o processo de trabalho dos alunos, diagnosticando diferenças e conquistas, proporcionando uma análise das etapas do projeto.
Durante o desenvolvimento dos trabalhos é importante que o professor esteja presente para interagir com o processo de trabalho dos alunos, diagnosticando diferenças e conquistas, proporcionando uma análise das etapas do projeto.
RESULTADOS ESPERADOS:
Com este projeto, esperamos que alunos, professores, pais e todos que fazem a escola, se tornem mais conscientes sobre os malefícios causados pelo abuso de drogas à vida humana e que devem sim, buscar sempre formas de combater as drogas, conscientizar quanto aos riscos que as mesmas oferecem e acima de tudo, que a escola é o espaço adequado para ensinar e educar para a vida.
FOTOS DOS ALUNOS EM UMA PEÇA TEATRAL INTITULADA:
“ Agente Constrói e as Drogas Destroem"
DROGAS TÔ FORA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sejam todos bem vindo! Obrigada pela visita e comentários.
Saibam que suas participações deixando sugestões são bem vindas! Obrigada!