sábado, 1 de junho de 2019

ESCOLA RAIMUNDO HONÓRIO ESTUDO POR ÁREA DE CONHECIMENTO- PROJETO DE VIDA E EMPREENDEDORISMO




PROFESSORES FORMADORES:
Lúcia Rêgo e Rodrigues- GRE Limoeiro PE.



Professores participantes:

Ivanduize Maria
Élida Lins



Lourdes Duarte
Lúcia Barbosa






MOMENTO DE ESTUDO E DINÂMICA


CONHEÇAM UM POUCO DO TEMA

PROJETO DE VIDA E EMPREENDEDORISMO

   Os seres humanos tem a capacidade de olhar para o futuro. De uma maneira ou outra, a maioria das pessoas tem um plano em relação a sua própria existência, ou seja, um projeto de vida.
O conceito de projeto de vida
Não há um padrão de definição sobre o que é um projeto de vida, mas pode-se dizer que é um guia que serve como referência para encaminhar a realidade pessoal de cada um. Em um projeto de vida há duas perguntas implícitas: o que quero ser e como vou conseguir. As respostas dessas perguntas são o conteúdo do projeto de vida.
Todo projeto de vida é de caráter individual, mas existem alguns aspectos comuns na maioria dos projetos ou planos vitais: a questão trabalhista para atender as necessidades materiais, o tema amoroso para chegar a um estado de plenitude e o cuidado com a própria saúde. Em outras palavras, todo projeto de vida inclui direta ou indiretamente as questões de saúde, dinheiro e amor.
Na vida de uma pessoa, seu projeto de vida se baseia em função da sua idade. Assim, um aposentado tem um modelo de projeto vital bem diferente do projeto de um adolescente.
        
   Do ponto de vista prático, criar um projeto de vida serve para traçar metas e lutar por elas. Para fazer um plano de vida se deve seguir uma série de regras:

1)  Conhecer a si mesmo;
2)  Fazer uma avaliação da realidade pessoal;
3)  Decidir por um caminho para alcançar os objetivos desejados.

Quais são os aspectos pessoais que determinam um projeto de vida?

   Todo indivíduo é resultado de suas circunstâncias pessoais. Neste sentido, são diversos os fatores relacionados com qualquer projeto pessoal. O ambiente familiar e afetivo são as questões chaves.
O contexto cultural e social são também essenciais. Desta maneira, o ambiente pessoal de cada um é o princípio para construir um projeto de vida. Apesar disso, as situações adversas podem ser um estímulo para criar um plano ambicioso, pois a motivação é uma das alavancas que orienta a vontade dos seres humanos.

   Normalmente, os projetos de vida são ideias gerais que servem como um caminho a seguir e que, ao mesmo tempo, podem mudar de direção. Desta forma, a sorte ou as circunstâncias do momento podem alterar o rumo dos planos vitais. Projeto de vida é um plano do caminho a ser percorrido por você. Ele documenta as diretrizes básicas que determinam o rumo da sua vida. A sequência inteligente a interligação desses planos é que faz um projeto ser bem-sucedido ou não.
Projetar sua vida é fundamental para você que quer obter sucesso nos negócios. Não basta penas buscar motivos “menores” para empreender, como ter um salário melhor, não depender de um chefe, ter mais tempo. Tudo isso é bom, mas para que realmente façam s E é justamente com isso que o projeto de vida vai te ajudar.

   Se você está em busca de construir um mindset empreendedor, precisa ter esse assunto resolvido.
Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.

    Vale destacar que não há tempo suficiente para que possamos fazer tudo o que nos dá vontade. A vida é feita de escolhas, e no momento em que você faz uma escolha, está automaticamente abrindo mão de todos as outras possibilidades.
Por isso que de nada adianta planejar cada ação se não houver um direcionamento, pois os resultados serão aleatórios dentro do contexto geral da sua vida. Quando existe um projeto de vida, cada ação, por mais específica que seja, está relacionada às metas principais e gerais definidas nesse projeto, entende?
sentido, essas coisas precisam estar incluídas em algo maior.

    Isso explica porque você, que já empreende ou deseja empreender precisa projetar sua vida. Dessa forma você vai evitar o desperdício de tempo executando coisas inúteis, do ponto de vista dos objetivos principais, e que muitas vezes consomem grande quantidade de dinheiro, tempo e energia que poderiam estar sendo usados no seu grande sonho.
Pense se não é muito triste passar a vida inteira cumprindo tarefas e obrigações sem nunca ter construído nada de fato. Pois é, essa é a realidade atual de milhões de pessoas ao redor de todo o mundo. Elas estão insatisfeitas com suas vidas rotineiras e desgastantes, simplesmente não tem um projeto de vida.



10 comentários:

  1. Olá a todos.
    Obrigada pelo carinho e tem aí a Lourdes que é minha amiga virtual no blog, só não estou ativa com ela porque estou doente( a dor é profunda)
    Beijo a todos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Se precisarem de materiais, tenho muitos em tudo que se concerne a pré-escola.
    Abraço a todos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  3. Hola, paso a leer..... Muy interesante Blog. Un placer estar aqui. Saludos desde México.

    ResponderExcluir
  4. Olá família RH!
    Muito obrigada pelo comentário deixado no meu "Rol de Leituras".
    Foi com enorme prazer e emoção que “corri” todo o vosso blogue. Que ideia genial esta, de espalharem conhecimento para além da escola!
    Parabéns pelo encantador projecto. Não desistam nunca de compartilhar conhecimento.
    Do meu “Rol de Leituras” podem levar TUDO. É vosso!
    Como vosso é também outro blogue meu o “Pétalas de Sabedoria” de onde trouxe esta pétala do poeta português Fernando Pessoa:
    “Não há felicidade senão com conhecimento.”
    Prometo voltar, para com calma ler e aprender. Sempre!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Passei para agradecer a vossa visita ao meu cantinho e adorei conhecer o vosso blog, estou seguindo com imenso prazer.
    Bom domingo
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  6. Una muy linda iniciativa, educativa y didáctica. Gracias por su paso por mi mundo de letras. Me quedo aquí con su permiso. Un placer estar.

    Abrazos!!

    ResponderExcluir
  7. Vim correndo agradecer a visita ao meu espaço, o carinho e os elogios que tecestes. Amei esse espaço e já estou seguindo! Parabenizo por essa iniciativa de ir além das paredes da escola, conhecimento, experiências devem ser compartilhadas para os quatro cantos do mundo. E a professora Lourdes aqui é motivo de alegria, pois é uma pessoa super especial, na qual nutro uma admiração profunda. Muito criativa e valoriza demais suas amizades.
    Um beijo bem especial para todos que compõem esse blog maravilhoso!

    ResponderExcluir
  8. Olá,agradeço a visita e fiquei feliz em ver a minha amiga profª Lourdes Duarte fazendo parte dessa história.
    Adorei o espaço.
    Já estou seguindo.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  9. Olá, muito obrigada pela visita.
    Fico como seguidora com o maior prazer, desejando o maior sucesso ao vosso grupo.

    ResponderExcluir
  10. Interessante o projeto e aqui vou seguindo as evoluções.
    Que tenham sucessos em cada atividade. Bom ver a Lourdes por aqui.
    Sempre dedicada em fazer o melhor no que participa.
    Meu abraço.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem vindo! Obrigada pela visita e comentários.
Saibam que suas participações deixando sugestões são bem vindas! Obrigada!