sexta-feira, 7 de junho de 2019

RH- CONTANDO SUA HISTÓRIA PROJETO- DIGA NÃO AS DROGAS





Este Projeto, foi vivenciado na Referida escola, promovido pelos alunos do Normal Médio nas disciplinas que leciono, e vivenciado  com toda escola.
Deixo como sugestão de um trabalho de combate  e prevenção ao uso indevido das drogas,  mostrando as consequências  causadas pela dependência química  dos diferentes tipos de drogas. É um trabalho que vem  dando certo, porque tem sido compartilhado com todos que fazem a escola e a mesma busca parcerias com diferentes órgãos públicos e a sociedade.
 
ESCOLA RAIMUNDO HONÓRIO

TURMA: 4º NORMAL MÉDIO

PROFESSORA: Maria de Lourdes Duarte

PROJETO DIGA NÃO AS DROGAS



 “ Agente Constrói e as Drogas Destroem”
DROGAS TÔ FORA!




TEMAS ABORDADOS:


- O que é droga?

- Tipos de drogas

- Efeitos e consequências do uso das drogas

- Drogas fenômeno sociocultural complexo

-  Formar parcerias no combate as drogas.

-  As drogas e o poder de destruição.

- O que é dependência química?

- Abstinência e tratamento

- Situações de risco e situação de Proteção nas redes Sociais.

- A importância da família presente na vida dos filhos.

_ A prevenção do uso de drogas no modelo da educação  escolar.

 A dependência de drogas no modelo sistêmico social- os riscos oferecidos no convívio social.



JUSTIFICATIVA

            Nos dias atuais, o uso das drogas é um fenômeno sociocultural complexo, visto que acarreta dependência química e não  está sendo  um problema simples de resolver, visto que  existem diferentes tipos de drogas, lícitas e ilícitas e o uso indevido  das mesmas vem sendo cada vez mais difundidas entre crianças e jovens em idade escolar  prejudicando a vida desses indivíduos, pois os efeitos  maléficos causadas por essas substâncias acarretam consequências  trágicas à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social.


            O projeto surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre as drogas  uma vez diagnosticado alunos com dependência química, sendo imprescindível  informações sobre o assunto, numa tentativa de uma educação preventiva e  uma conscientização de todos  pela valorização da vida.

            O desafio do projeto, é a luta para ajudar alunos usuários  e mostrar aos demais que a dependência química  é algo prejudicial e que os usuários precisam de ajuda para se libertar do uso  indevido e  não tornar-se reincidente. Bem como, orientar a todos quanto aos riscos que as drogas oferecem e para que não sejam tentados a experimentar qualquer tipo de drogas.

            Este projeto visa também, buscar parcerias para o combate as drogas e mediante situações pedagógicas diversas poder desencadear uma relação de confiança  entre Equipe Gestora, Professores e Alunos , promovendo  condições para que todos envolvidos construam novos conhecimentos e habilidades significativas no combate as drogas.


OBJETIVOS

·         GERAL:
            Mediar, com intencionalidade educativa inúmeras  situações pedagógicas, no contexto escolar e social, envolvendo alunos, professores , pais  e sociedade, com mobilização da opinião pública escolar, mediante campanhas de alerta , prevenção, orientação e tratamento em difusão dos conhecimentos sobre drogas.

  ESPECÍFICOS:
- Sensibilizar a comunidade escolar quanto às políticas de prevenção ao adolescente em situação de risco pelo envolvimento das drogas;

- Identificar situações de risco relacionadas ao uso das drogas e o papel da escola nas ações de  prevenção e proteção integral aos adolescentes, contextualizadas no Estatuto da Criança e do adolescente ( ECA);

- Identificar as diretrizes das políticas públicas e legislativa brasileira sobre drogas na forma de como orientar as ações e prevenção do uso de drogas;

- Reconhecer a escola como espaço de  convergência das políticas  públicas de saúde e educação;

 - Valorizar a abertura da escola para a comunidade na construção  de parcerias e em especial envolver a família na educação dos filhos;

- identificar  o que são drogas, os diferentes tipos de drogas em uma abordagem  multidisciplinar que identifique os efeitos no organismo e suas consequências em todos os  aspectos físico, psíquico e social;

-  Refletir a tolerância e a abstinência e a descontaminação do usuário  com tratamento e acompanhamento: família, escola, psicólogos,etc.;

- Diagnosticar o índice de alunos envolvidos com drogas. Para
 conhecer a situação real, as dificuldades e os recursos disponíveis.

- Motivar e mostrar a importância da participação de todos no combate as drogas;



ESTRATÉGIAS:

            Inicialmente, desenvolver o projeto com alunos do 4º Normal Médio, uma vez que estão se preparando para a conclusão do curso e sairão preparados como facilitadores da aprendizagem e formadores de opiniões.

A classe envolvida, tomará frente aos estudos e incentivo a vivência do projeto .

            De início os alunos trabalharão individualmente e em grupos para pesquisas, organização de trabalhos escritos, e debates, entrevistas com Ex Usuários, psicólogos, Agentes Sociais  do CREAS, Polícia Militar,  Membros do Conselho Tutelar e outras camadas da sociedade..
Utilização de filmes, vídeos e outros recursos tecnológicos como a Internet para promover através de pesquisa, a orientação, a prevenção e a conscientização contra o uso abusivo de drogas., causas e consequências. Utilização intensiva do Laboratório de Informática para a execução de cartazes, murais e pesquisas.   Utilização do material do Curso de Prevenção do uso de drogas para Educadores de Escolas Públicas, organização de panfletos educativos, murais, cartazes e culminância do projeto, com apresentação de uma peça teatral para toda escola.



DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA: Pesquisas de campo e organização de materiais escritos.
ATIVIDADES:
- Entrevistas:

- Delegacia (Polícia Militar)
- Membros do Conselho Tutelar
- Ex  usuários

- Agentes Sociais Do CREAS

- Psicólogos, etc.


CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
1.      Pesquisas

2.      Questionários

3.      Observações

4.      Conversas informais

5.      Leitura e interpretação de documentos já existentes

6.      Debates em sala de aula.

7.      . Relatórios

8.      Confecção e exposição de murais com base nas pesquisas feitas, contendo informações sobre os diversos tipos de drogas, seus efeitos e consequências maléficas à vida.

9.      . Palestras com questionamentos com profissionais e ex-viciados.

10.  Filmes que abordem o narcotráfico - O tráfico de drogas

11.   Vídeos que mostrem o antes e o depois do uso das drogas.

12.  Organização de peça teatral com base nos estudos e pesquisas, com apresentações para toda escola. Confecção de panfletos educativos.



CULMINÂNCIA:
            Diversos trabalhos podem encerrar cada atividade, como teatros  apresentados para tida escola, (fundamentados nas pesquisas feitas); confecção de murais, panfletos educativos... Esta escolha ficará a critério de cada grupo e realizadas na própria escola.


AVALIAÇÃO:
            A avaliação deverá acontecer durante todo o processo de realização do projeto, através da observação dos professores baseada em critérios preestabelecidos.
Durante o desenvolvimento dos trabalhos é importante que o professor esteja presente para interagir com o processo de trabalho dos alunos, diagnosticando diferenças e conquistas, proporcionando uma análise das etapas do projeto.



RESULTADOS ESPERADOS:

            Com este projeto, esperamos que alunos, professores, pais e todos que fazem a escola, se tornem mais conscientes sobre os malefícios causados pelo abuso de drogas à vida humana e que devem sim, buscar sempre formas de combater as drogas, conscientizar quanto aos riscos que as mesmas oferecem e acima de tudo, que a escola é  o espaço adequado para ensinar e educar   para a vida.

FOTOS DOS ALUNOS EM UMA PEÇA TEATRAL INTITULADA: 


 “ Agente Constrói e as Drogas Destroem"

 DROGAS TÔ FORA!













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