sexta-feira, 7 de junho de 2019

RH_ CONTANDO SUA HISTÓRIA- PROJETO A FAMÍLIA NA ESCOLA

A FAMÍLIA..ESCOLA

A ARTE DE ENSINAR E EDUCAR  E A ALIANÇA ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA

A ESCOLA
Escola é...
O lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas,
Quadros,programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,
gente que trabalha, que estuda,
que se alegra, se conhece, se estima.( Paulo Freire)

Refletindo as palavras de Paulo Freire, entendemos que ensinar é algo  muito  profundo e dinâmico onde a questão de identidade cultural que atinge a dimensão individual e a classe do educando, é essencial  à  prática educativa  com propósitos de preparar seres humanos para à vida.   A garantia da oportunidade educacional para todos é fundamental, mas não basta. É preciso oferecer uma qualidade de ensino capaz de assegurar iguais condições de desenvolvimento educacional  para todos, na busca pela qualidade do ensino o paralelamente o desenvolvimento da consciência cidadã.
     Portanto, torna-se imprescindível, solidariedade social e política para se evitar um ensino elitista e autoritário como quem tem o exclusivo do "saber articulado". Como   salienta  Freire, ‘ educar não é a mera transferência de conhecimentos, mas sim conscientização e testemunho de vida, senão não terá eficácia’.

     A articulação entre escola e espaço educativo permite potencializar um ensino significativo e ações mais ricas numa perspectiva da educação integral e  de um ensino vivo  e dinâmico, como investimento no desenvolvimento de todas as potencialidades  do educando, emocionais, físicas, sociais, e cognitivas.

   Voltando mais uma vez ao pensamento de Paulo Freire, ‘ educar é como viver, exige a consciência do inacabado porque a "História em que me faço com os outros (...) é um tempo de possibilidades e não de determinismo’(p.58). Ou seja, o conhecimento escolar precisa estar  ligado ao vivido e observado, para que o aluno possa chegar ao conhecimento sistematizado e a capacidade de abstração e generalização, formas mais elaboradas do pensamento desenvolvido por meio da abstração, comparação, análise e síntese. Por outro lado, cabe ao educando colocar-se ativamente como integrante da escola,  mantendo um olhar crítico sobre a realidade, vivenciando e valorizando  culturas, desenvolvendo  a consciência crítica e aplicando  os saberes ao mundo e a vida.

       Promover uma aliança entre escola e a família é importantíssimo, primeiro porque ela desempenha um papel fundamental na educação dos filhos e a escola não pode absorver toda responsabilidade sozinha. A família é um espaço importante para  o desenvolvimento de valores e se a escola é de fato como diz Freire’ O lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas,Quadros,programas, horários, conceitos...’ a família não pode deixar de se incorporar nesse processo educativo. Isso implica partilhar lado a lado com a escola informações, responsabilidades, tomada de decisões e prestação de contas.
   Tendo em vista o que afirmamos sobre o valor da aliança com a família na escola, no ano letivo de 2011, a Escola Estadual  Raimundo Honório- Bom jardim PE:  Equipe Gestora, Coordenação,  professores, alunos e todos que fazem a escola buscaram desenvolver projetos que conquistasse a presença da família na escola. Em fim o compromisso com a educação dos alunos não é tarefa fácil e deve ser um trabalho de inclusão social da família e da escola como um todo. É importante que o espaço educativo seja dinâmico e ativo e este deva mobilizar estratégias tanto de qualidade de seu trabalho quanto na articulação com demais instâncias envolvidas para que o ensino seja  significativo e prepare de fato alunos para à vida.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
FREIRE, PAULO. A importância do ato de ler. 21. Ed. São Paulo: Autoeas Associados, Cortez, 1988. ( Polêmicas do Nosso tempo, 4).
----------------. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996 ( coleção leitura).


PROJETOS DESENVOLVIDOS:
 
ESCOLA RAIMUNDO HONÓRIO- BOM JARDIM PE.

A Semana da Família na escola foi muito movimentada. Todos que fazem a escola foram envolvidos a participar dos  projetos  com  temas relevantes e educativos, incentivando os alunos a participar ativamente em todos os momentos das atividades sem se distanciar do foco do ensino das disciplinas, mostrando para as famílias que caminhando lado a lado com a escola o ensino toma um novo rumo e a educação de fato prepara os alunos para à vida.

O Primeiro NORMAL MÉDIO ficou com os Projetos: CÂNCER DO COLO DO ÚTERO e HIGIENE  DAS MÃOS.
Professora responsável: Lourdes Duarte
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA.




PROFª IVANDUISE, ALUNA ELAYNE E PROFª LOURDES.




ALUNA ELAYNE FALANDO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E A IMPORTÂNCIA DE EXAMES PREVENTIVOS.



ALUNA  DO  ENSINO MÉDIO CUIDANDO DAS MÃOS DE UMA MÃE DE ALUNOS.

 

O TERCEIRO NORMAL MÉDIO ficou com os  Projetos  DST- Doenças Sexualmente Transmissíveis,  CÂNCER DE MAMA E PREVENÇÂO e o Projeto  COMO TRATAR A ÁGUA.
Professoras  responsáveis: Ivanduise Maria e Ariane Cristina.
DISCIPLINA: Didática das Ciências Naturais.






Professora Ariane com os alunos(as) empenhdos(as)  no Projeto DST.


A Diretora adjunta, Professora Andréia falando para as famílias presentes da importância do momento.



A  EQUIPE GESTORA E COORDENADORES, ficaram com  o Projeto ALIMENTAÇÃO SALDÁVEL. e a Organização da Paletra sobre Cancer de Mama com o Médico Genecologista Dr Sebastião.As mães participaram atentamente.

 Palestra sobre Câncer de mama, professores e família participando. Palestrante, Dr Sebastião.



A Diretora Danielle, sempre atenta a tudo!!!








PROFESSORES DE BIOLOGIA ficaram com os Projetos:  RECICLAGEM e  OS NUTRIENTES INDISPENSÁVEIS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL.







PROFESSORES DE LETRAS  ficaram com os Projetos  LEITURA É VIDA e LEITURA FORMA E INFORMA.
Professora Maria José, grande professora de letras, carinhosamante ZEZÉ, junto com a Professora Fernanda e alunos numa  apresentação  para as famílias.
Professora Priscilla, descontraindo as alunas antes das apresentações.

Professora Fenanda Borges vivenciando com as alunas o projeto e aproveitando para conferir a fala das alunas na hora que iriam  falar sobre a IMPORTÂNCIA DA LEITURA e a LEITURA QUE FORMA E INFORMA.


A ESCOLA ABERTA, SOB A COORDENAÇÃO DA PROFESSORA DÊRA E PROFESSOR RICARDO, TAMBÉM TIVERAM A SUA PARTICIPAÇÃO COM ALUNOS.




ALUNOS NA ESCOLA ABERTA, TÊM AULAS  DE VIOLÃO E OUTROS INSTRUMENTOS, COMO TAMBÉM, AULA DE CANTO.
GRUPO DE DANÇA.



 
ESSA É A ESCOLA RAIMUNDO HONÓRIO, Pequena e pobre na estrutura do prédio, mas grande pelo que faz  e rica pela qualidade do ensino que oferece aos alunos. Parabéns  à  todos que fazem a escola, esse é o caminho para o ensino de qualidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos bem vindo! Obrigada pela visita e comentários.
Saibam que suas participações deixando sugestões são bem vindas! Obrigada!