sexta-feira, 7 de junho de 2019

RH CONTANDO SUA HISTÓRIA- PROJETO A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.


ESCOLA RAIMUNDO HONÓRIO
PROJETO: A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA  NA EDUCAÇÃO INFANTIL
TURMA 2º NORMAL MÉDIO
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO INFANTIL
PROFESSORA: MARIA DE LOURDES DUARTE.





JUSTIFICATIVA
       O referencial curricular da Educação infantil orienta o trabalho com seis eixos. São eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e Matemática
      A música consiste numa linguagem capaz de “expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos”. Ela esta presente em várias culturas e consiste numa importante forma de expressão humana.
Ainda, a musica esta presente na nossa vida diária e desde cedo as crianças entram em contato com ela, aprendendo e atribuindo a música significados culturais. Vale lembrar que ela integra aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos daí a importância do trabalho com este eixo e desde que
se estuda a história da humanidade, tem-se observado que a música sempre fez parte da vida do homem. Em qualquer parte do mundo, em todas as épocas, a música e o homem sempre viveram juntos. Podemos suprir que no principio, o homem reproduzia os sons que ouvia na natureza, como o vento forte e seu sussurrar nas folhagens, a água dos rios, o estalar dos galhos, o canto dos pássaros e tantos outros não só com a intenção de imitá-los, mas também porque essa era a música que ele conhecia.





      A música é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio.
        A Música faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que, já na Grécia antiga, era considerada fundamental para a formação dos futuros cidadãos. É necessário que o professor desenvolva a música em vários momentos do dia, porém não de forma rotineira e automática. 





        Devemos dar à criança oportunidade de viver a música, apreciando, cantando e criando sons. Através da musicalização os alunos ampliam suas relações com o espaço natural ou construído, até mesmo se expressando a partir de seu esquema corporal, não percebendo que assim, estará transferindo os elementos expressivos encontrados nos estímulos sonoros das composições musicais.





        As cantigas fazem parte da nossa infância e é nosso dever como educadores preservá-las, incentivando nossas crianças a cantá-las, brincarem com elas. Elas não devem servir apenas para alfabetizar, as cantigas devem fazer parte do cotidiano da sala de aula. E por isso, por ser um texto memorizado, é que elas podem servir como textos auxiliares para alfabetização.


       O lúdico deve estar presente nesta fase da criança, a Educação Infantil  é a base e esse período deve ser vista, como algo prazeroso por ela, e não com exercícios cansativos e repetitivos de cópias e sem significado.
        Este projeto é importante porque procura mostrar que o trabalho com músicas na Educação Infantil, não é para que no futuro se tenha grandes talentos cantores, mas que através da música possa despertar nas crianças o gosto pelos estudos e pela  permanência na escola como um             espaço prazeroso, alegre e feliz.





OBJETIVOS:
• Interpretar musicas  diversas;
• Participar de brincadeiras, jogos cantados e rítmicos;
• Cantar musicas diversas;
• Reconhecer sons graves e agudos;
• Explorar, repetir e reproduzir sons vocais e não vocais como: imitar sons da natureza, carros, aviões, telefones, animais e outros;
• Reproduzir ritmos aliados a palmas, batida dos pés, instrumentos musicais e melodias;
• Aprender a cantar músicas relacionadas aos temas desenvolvidos e outras canções folclóricas e populares;
• Movimentar-se espontaneamente ao som de musicas com ritmos variados.
     _ Desenvolver habilidades como:
        Socialização, expressividade e percepção espacial e raciocínio lógico.
_Formação de hábitos:
• Atitudes/ comportamentos
• Comemorações (datas)
• Memorizações de conteúdos como n.º e sequência matemática
• Desenvolvimento do senso rítmico com a formação do desenvolvimento motor, auditivo e do domínio rítmico.


Musicalização :

Ouvir musica, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mãos são atividades que despertam e estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical.
Daí deve ser produzida, apreciada e refletida pelas crianças.
Vale lembrar que a produção deve estar centrada na experimentação e na imitação, tendo como produto a interpretação e a improvisação.
Este eixo não deve ficar isolado das outras áreas mais integrado, visto o contato estreito e direto com as demais linguagens (movimento, expressão corporal, artes visuais...)

O que deve ser explorado nas atividades com musica:


Sons graves/ agudos: voz fininha e voz grossona
Sons fortes/ fracos: altura
Sons curtos/ longos: duração
Anão e o gigante:
Voz de gigante é grave/ de anão é agudinha
Gigante pisa forte/ anão pisa Le vinho
Voz de gigante é grave/ de anão é agudinha
Porque gigante é grande/ anão é miudinho
Voz de gigante é grave/ de anão é agudinha
Gigante anda lento/ anão vai ligeirinho



  Gosto muito de trabalhar com projetos, as aulas ficam mais dinâmicas e a interação dos alunos é total , isso é o que faz a diferença na sala de aula e o resultado positivo é gratificante. Alunos aprendendo, participando ativamente das aulas e felizes!


    Esta jovem é a  Diretora Adjunta,Andréia,  pedagoga e especialista como eu, comungamos das mesmas ideias e  me apoia nos projetos pedagógicos.


CANÇÕES INFANTIS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos bem vindo! Obrigada pela visita e comentários.
Saibam que suas participações deixando sugestões são bem vindas! Obrigada!