sexta-feira, 7 de junho de 2019

RH- CONTANDO SUA HISTÓRIA PROJETO:DIGA NÃO AS DROGAS RESGATANDO A CIDADANIA

ESCOLA RAIMUNDO HONÓRIO- BOM JARDIM PE.

PROJETO:DIGA NÃO AS DROGAS RESGATANDO A CIDADANIA
Organização e Coordenação:
Professora e alunos do 1º Normal Médio 


PARTICIPAÇÃO: Equipe Gestora, Professores,Alunos, Coordenadores e todos que fazem a escola. 


FOTOS DOS ALUNOS  NA CULMINÂNCIA DO PROJETO.




 (  Fotos:   DIRETORA DA ESCOLA, Danielle Monteiro, professores , convidados Palestrantes e  Psicóloga do CREAS e alunos da escola)






PROJETO: “ Diga não as Drogas resgatando a cidadania”.

INTRODUÇÃO:
O uso das drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é algo simples de se conviver.
            Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos, e a adolescência - período marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família - representa um momento especial no qual as drogas exercem um forte atrativo.
            Faz-se necessário, portanto, uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais, professores e toda a comunidade sobre os efeitos e consequências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social.
            O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna.
            O projeto surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre as drogas com os jovens, uma vez que diagnosticamos alunos usuários dessas substâncias. Daí a preocupação de toda comunidade escolar em trocar  informações sobre o assunto e conscientizar os educandos  sobre as consequências do uso de drogas.
            A escola como formadora de cidadãos é um espaço propicio para tratar desse tema de forma interdisciplinar e transversal, uma vez que tem o dever de  educar resgatando a cidadania.

OBJETIVOS:

- Envolver alunos, professores e todos que fazem a escola, de modo que compreendam que as drogas estão presentes no meio social e que a escola não deve ficar alheia ao problema.
-  Diagnosticar o índice de  alunos,  jovens e adultos - envolvidos com drogas.
- Orientar as  famílias  para um diálogo aberto com seus filhos.
-  Mobilizar a opinião pública escolar, mediante campanhas de alerta, apresentando atitudes preventivas relacionadas ao uso indevido das drogas.
  - Estabelecer parcerias com os diversos segmentos da sociedade como (polícia militar, assistentes sociais, psicólogos, Conselho Tutelar, Técnicos do CREIAS, CRAUD e outros).

 
DESENVOLVIMENTO:

1º- Diagnóstico dos alunos envolvidos com drogas licitas e ilícitas;
2º -   Organização de material  escrito para panfletagem durante a execução do projeto, mobilizando toda comunidade;
3º. Visitas e entrevistas com diversos segmentos da sociedade  Delegacia (Sargento da Polícia Militar, CREIAS, CLAUDE, Psicólogos e outros)
4º - Divulgar e trocar informações com internautas em relação ao tema.
5º - Escrever peças teatrais a ser apresentada na culminância do projeto.
6º- Organizar questionários para entrevistas com os colegas a respeito do que pesam em relação ao uso indevido das drogas.
7º - Debates em sala de aula.
8º - Palestras com pessoas diretamente ligadas à área a ser trabalhada.
 (médicos, psiquiatras, psicólogos, ex dependentes químicos.

            Durante a culminância do Projeto, além da participação de todos que fazem parte da escola, os pais e responsáveis foram convidados para tomar parte do evento. Conhecendo mais profundamente o tema, escutando profissionais da área, assistindo a vídeos educativos e debatendo em plenária sobre o problema.

 ( Vídeos apresentação  para os alunos e pais presentes no evento)
( ALUNA CICLEIDE DUBLANDO MÚSICA DE EMILY HOUSE) 


(Aluna CICLEIDE caracterizada de Emile House)

 ( Diretora Danielle, dando apoio total ao Projeto)






 ( Palestrante do CREIAS, falando sobre drogas e as consequências do uso das drogas)













  CULMINÂNCIA DO PROJETO:

Para a culminância do projeto, foram convidados  pais, professores e alunos da escola.

O tema foi explanado pelos alunos, com exibição de vídeos, bem como palestras com A Psicóloga e o Representante Social do CREIAS.



- Apresentação de uma  peça teatral " Diga não as drogas", organizada pelos alunos, com base nas observações e depoimentos de ex drogados ou usuários em tratamento.



- Exposição de cartazes, textos  e murais informativos.

Observação:

Diversos trabalhos podem encerrar cada atividade, como teatros (fundamentados nas pesquisas  de diferentes autores); músicas, confecção de murais, explanação- seminário, apresentação para outras classes... Esta escolha ficará a critério de cada grupo e de cada escola,  o importante que todos que fazem a escola,  tomem conhecimento e participem.


Todas as fotos desta página são dos alunos da Escola Raimundo Honório, na vivência do Projeto, as mesmas encontram-se arquivadas como 

Um comentário:

  1. Boa Noite de paz, queridas professoras!
    Já ajudei numa Casa de Recuperação, como voluntária e sei bem como é difícil sair desse mundo cruel das drogas. Que bom o alerta para que não entre nenhum de nós num caminho sinuoso tão difícil e cruel.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir

Sejam todos bem vindo! Obrigada pela visita e comentários.
Saibam que suas participações deixando sugestões são bem vindas! Obrigada!