sexta-feira, 7 de junho de 2019

RH- CONTANDO SUA HISTÓRIA PROJETO LINHA DO TEMPO- RESGATE CULTURAL DAS DÉCADAS DE 50 A ATUALIDADE





ESCOLA RAIMUNDO HONÓRIO, BOM JARDIM – PE

PROJETO:  LINHA DO TEMPO – RESGATE CULTURAL DAS DÉCADAS DE 50 A ATUALIDADE. 


DISCIPLINAS: Sociologia , História, Filosofia, Língua Portuguesa , Arte e Educação Física


PÚBLICO ENVOLVIDO:

 Professoras das respectivas disciplinas, Equipe Gestora, Coordenadores e alunos.


JUSTIFICATIVA:


     As transformações sociais, políticas, econômicas e culturais , foram se consolidando ao longo das décadas de 1950 a  atualidade e  vem  modificando hábitos, costumes, modo de pensar de agir, mudando gerações, alterarando o consumo e o comportamento, das diferentes camadas sociais , tanto nos grandes centros urbanos quanto nos pequenos e nos mais longínquos recantos dos país.

    Não só as pessoas, como também as paisagem urbanas  e rurais  vem se modernizando ao longo das décadas, com a construção de edifícios e casas de formas mais livres, mais funcionais e menos adornadas, acompanhadas por uma decoração de interiores mais despojada, segundo os princípios da arquitetura e do mobiliário moderno.

 A partir da década de 1950, vem acontecendo  a consolidação da chamada sociedade de massa no Brasil , graças a expansão dos meios de comunicação: rádio, televisão, cinema, teatro de revista, etc. ,e com estes avanços alavancaram outras  modernizações.

   No que se refere a moda  dos vestuários e acessórios, a cada década vem se transformando, acompanhando os usos e costumes, tendo como forte aliada  a divulgação rápida dos meios de comunicação de massa,  não só da moda brasileira, como de outros países, fazendo adesão a nossa ou vice versa.

     Através  dos meios de comunicação, que vem aprimorando-se e modernizando-se  de forma rápida e com um potencial tecnológico extraordinário, é possível avaliar as mudança nos hábitos de uma sociedade em processo de modernização e infiltrar com força total modas de outros países no nosso.

   Este projeto é de suma importância porque irá resgatar através de uma linha do tempo, os fatos e acontecimentos marcantes que vem acarretando as transformações  ao longo das décadas, com a possibilidade de ser analisados diferentes aspectos, políticos, sociais, econômicos e   em especial no que se refere a moda, diferentes ritmos musicais ,  danças,  bem como a influência de outros países na cultura brasileira.

       O projeto servirá também para que motive os alunos a interagir no processo ensino aprendizagem, de forma dinâmica, realizando pesquisas direcionadas e bibliográficas,  organizando trabalhos a serem apresentados para toda escola e desenvolver grupos de danças, teatro, que retratem cada período histórico.


OBJETIVO GERAL

Envolver os alunos no processo ensino aprendizagem, resgatando os fatos, acontecimentos,avanços e as transformações que vem acontecendo no Brasil  e no mundo, ao longo das décadas de 1950 a  atualidade.


OBJETIVOS  ESPECÍFICOS :


·         Construir de forma dinâmica uma linha do tempo que mostre os avanços e as transformações que o mundo e a  sociedade brasileira vem vivenciando ao longo das décadas de 50 a  atualidade.

·         Analisar as mudanças  culturas, políticas e sociais,  do  Brasil ao longo das décadas ;

·         Resgatar e analisar as mudanças que ocorreram em diferentes décadas no que se refere a moda feminina e masculina.

·         Pesquisar os diferentes ritmos musicais e danças  que fizeram sucessos em cada década;

·         Analisar  as mudanças econômicas que o país vem  vivenciando ao longo das décadas.

·         Refletir a consolidação dos meios de comunicação de massa, na transformação e divulgação  da moda e outros avanços sociais.

·         Analisar a influência de outros países no que se refere a moda e ritmos musicais e danças.

·         Desenvolver  trabalho pedagógicos, participativos, dando oportunidade aos alunos de interagir no processo  ensino aprendizagem.

·         Vivenciar o projeto a nível de sala de aula e em seguida apresentar numa culminância para toda escola.


DESENVOLVIMENTO:


O Projeto será vivenciado a nível de sala de aula e em seguida apresentado numa culminância para toda escola, tendo como,foco as disciplinas: Sociologia, História, Arte, Língua Portuguesa, 
 Filosofia e Educação Física.

  Serão realizadas pesquisas em diferentes fontes bibliográficas sempre orientadas pelos professores das respectivas disciplinas. Os alunos farão uso dos equipamentos tecnológicos e da sala de informática, para pesquisas e organização de software, slaydes , vídeos, etc., a serem usados nas apresentações em sala de aula e na culminância.

 Os trabalhos organizados nas diferentes turmas, serão expostos para uma  abrangência maior do público leitor.

Diferentes trabalhos poderão ser organizados, ficando  a critério dos professores e alunos. Para a culminância, serão escolhidos temas que retratem as mudanças de cada época, sendo um momento participativo e coletivo, uma vez que serão apresentados os trabalhos para toda escola.


AVALIAÇÃO: O Projeto será avaliado de forma sistemática, qualitativa, durante a realização do mesmo, ficando a pontuação a critério de cada professor.


OBSERVAÇÃO:

    Este Projeto foi vivenciado na referida escola, no terceiro bimestre, de forma interdisciplinar, e foi muito gratificante.  Pesquisas, organizações de trabalhos e exposições com trabalhos dos  alunos,com orientações dos professores, todos  empenhados para que os objetivos fossem alcançados.
     Os alunos participaram ativamente em  todas as etapas,desenvolvendo habilidades e competências, resultando numa aprendizagem significativa.
    Para o momento final do Projeto, foi realizado uma culminância, no Centro Multicultural Marineide Braz, espaço cultural do Município, nos turnos da manhã e tarde, com a presença dos alunos, professores, todos que fazem a escola e alunos e professores visitantes.
    Alunos das disciplinas citadas, ficaram responsáveis  por cada década e as apresentações foram marcantes, uma vez que  houve um resgate cultua, enfocando temas e acontecimentos que marcaram o país e o mundo.


Gestora  Danielle Monteiro, fazendo a abertura da culminância, Diretora adjunta Andreia Cristiane e  Professora  Lourdes Duarte


INÍCIO DAS APRESENTAÇÕES

       
  SEGUE FOTOS DAS APRESENTAÇÕES DOS ALUNOS
                                            DÉCADA DE 50





DÉCADA DE 60



                                                      
DÉCADA DE 70




DÉCADA DE 80



DÉCADA DE 90




  ATUALIDADE







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos bem vindo! Obrigada pela visita e comentários.
Saibam que suas participações deixando sugestões são bem vindas! Obrigada!