sexta-feira, 7 de junho de 2019

RH- CONTANDO SUA HISTÓRIA PROJETO PEDAGÓGICO: " O TEATRO NA ESCOLA FORMANDO E INFORMANDO"




PROJETOS QUE FAZEM A DIFERENÇA NA ESCOLA.


Sou professora de ARTE no 4º NORMAL MÉDIO e no segundo bimestre teve como tema central o TEATRO. Gosto de  desenvolver com meus alunos projetos e vivenciá-los de forma dinâmica na sala de aula e socializar para os demais alunos da escola, visto que alunos do Normal médio se preparam para ser educadores e uma habilidade importante é  a desenvoltura em público.O teatro contribui para que o aluno perca a timidez e isto já é um fator importante.
·         A primeira  etapa do trabalho, foi pesquisas em diferentes fontes bibliográficas.

( (Mãe e filhos preocupados com a falta de alimentos e o pai doente


 
·         Segunda etapa, desenvolver coletivamente o projeto sobre teatro e sua importância.
·         Terceira etapa, escrever a peça teatral,escolha do  título, baseado na música ROMARIA, “ VIAGEM PARA A CIDADE GRANDE”.
Alguns temas foram destacados na peça: 

 ( Simulação da família saindo para o trabalho na roça)
 

·         Dificuldades que famílias carentes passam  e que muitas vezes contribui para a evasão escolar, por mudanças constantes de endereço, trabalhos temporários no campo e outro.
·         A preocupação da escola em manter contato com a família  dos alunos , em especial os evadidos.
·         A preocupação da família e escola com possibilidades de envolvimento com drogas pelos alunos.
·         O preconceito .
·         A fé na hora das dificuldades, etc

( Aluna simulando a mãe fazendo promessa com Nossa Senhora Aparecida)

ESCOLA RAIMUNDO HONÓRIO, BOM JARDIM-2012
DISCIPLINA: ARTE
TURMA: 4º Normal médio
PROFESSORA:Maria de Lourdes Duarte.
PROJETO: O TEATRO NA ESCOLA FORMANDO E ENSINANDO.

(Aluna simulando  a filha que vai viajar para a cidade grande)


JUSTIFICATIVA:
     No curso Normal Médio a disciplina Arte, destaca no segundo bimestre como foco principal O TEATRO. O Teatro é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para público em determinado lugar.
Tomando por base que o texto teatral é um texto narrativo que dispensa o narrador, uma vez que no teatro a história não nos é contada, mas “mostrada” pelos atores representando os personagens e que encenam,  em  virtude da falta do narrador, o diálogo constitui-se  o elemento determinante da ação dramática,  desta forma, o teatro na sala de aula é  um recurso forte para desenvolver habilidades nos alunos , vivenciando  trabalhos artístico explorando a dramaturgia e interpretações  variadas de textos.
     Vale lembrar que texto teatral escrito, e encenado, exige  elementos como  interpretação,o cenário, figurino, maquiagem, gestos, movimento a fala, etc. Através da dramatização ou peça teatral, várias habilidades podem ser  desenvolvidas nos alunos  porque  o  teatro é uma forma de entretenimento e de inspiração possuindo a total capacidade de unir pessoas de diferentes culturas, e na escola oferece possibilidades de informações, de educação e de lazer.
      Diante  dessa proposta inovadora, faz-se necessário nas aulas de arte, desenvolver projetos com temas educativos e de conscientização e outros,  para motivar   a interação dos alunos  para uma   aprendizagem de forma lúdica, porem muito proveitoso e significativa.


(Aluno simulando o filho feliz por está trabalhando e por seus pais deixar o preconceito de lado e aceitá-lo independente da sua opcão sexual)

OBJETIVO  GERAL:
Desenvolver nos alunos do Normal médio habilidades necessária para compreender que o teatro é uma forma de motivação importantíssima, para  os alunos  interpretar diferentes textos, bem como desenvolver a oralidade e a desenvoltura artística, explorando a dramaturgia, na encenação de peças teatrais.

( Simulação do reencontro dos pais com a filha na cidade grande)

ESPECÍFICOS:
·         Vivenciar projetos educativos utilizando a dramatização como possibilidade de informação e entretenimento;
·         Identificar o texto teatral como gênero;
·         Ler , analisar  e produzir uma peça teatral;
·         Conhecer a estrutura composicional do texto teatral;
·         Organizar o cenário de acordo com o texto apresentado;
·         Divulgar a culminância do projeto para a escola, como sendo um momento cultural.
(Momento de fé, aluna simulando pagando promessa que fez a Nossa Senhora Aparecida, Essas senas foram gravadas na matriz da nossa cidade).


(Aluna que fez a narração)


ESTRATÉGIAS E RECURSOS DAS AULAS:
·         Elaborar projeto, escolher o texto e destacar o tema chave a ser trabalhado.
·         Atividades de pesquisas e organização de trabalhos.
·         Utilização do laboratório de informática para pesquisas e organização de slaydes, vídeos, etc.
·         Atividades realizadas em grupo ou individual.
·         Utilização de imagens, textos, letras de músicas, vídeos vinculados na net.
·         Debate e apresentação de trabalhos na sala de aula.
·         Ensaios da peça.
·         Culminância do projeto – apresentação para a escola da peça teatral.

AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá durante  a vivencia do projeto, bem como a  interação dos alunos nas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos bem vindo! Obrigada pela visita e comentários.
Saibam que suas participações deixando sugestões são bem vindas! Obrigada!