A cultura possui dois
aspectos, o material e o não material. Ainda que se trate de algo pelo valor
agregado e não a materialidade é assim que ela se manifesta.
A religião é um exemplo de imaterialidade que se manifesta concretamente através de símbolos materiais.
O imaterial possui um valor abstrato, que é concretizado por materialmente. Ainda não foi possível dissociar um do outro.
A religião é um exemplo de imaterialidade que se manifesta concretamente através de símbolos materiais.
O imaterial possui um valor abstrato, que é concretizado por materialmente. Ainda não foi possível dissociar um do outro.
A cultura material consiste em todo tipo de utensílios, ferramentas, instrumentos, máquinas, hábitos alimentares, tipos de habitação, etc. A cultura material pode influir no estilo de vida de um grupo. Por exemplo: no interior do Nordeste a farinha de mandioca é alimento básico; as rede são usadas por grande parte das pessoas para dormir; as casas pobres são construídas com barro e folhas de palmeira. Forma-se, assim, um modo ou estilo de vida fundamentado na cultura material da região.
A cultura não-material abrange todos os aspectos
não materiais da sociedade, tais como: normas sociais, religião, costumes,
ideologia, ciências, artes, folclore, etc. Por exemplo, a maioria da população
segue a religião católica, não há pena de morte na legislação do Brasil e,
embora proibido por lei, o preconceito racial é bastante difundido no país.
Interdependência entre o material e o não material da
cultura
Existe uma interdependência constante entre cultura material
e cultura não material. Quando assistimos à apresentação de uma orquestra,
sabemos que as músicas apresentadas são produtos da criatividade de um ou mais
músicos. Entretanto, para comunicar sua criação aos outros, os artistas
valem-se de instrumentos musicais. Da mesma forma que uma música requer
instrumentos musicais para sua exteriorização, também as religiões, de modo
geral, necessitam de templos, altares e outros materiais para que possam ser
praticadas.
Na verdade, a interdependência entre esses dois aspectos é
intrínseca a qualquer cultura, pois um grupo realiza sua cultura não material
apoiado ou justaposto em sua cultura material, que são os meios de execução da
cultura.
Os Elementos da Cultura
A cultura é um todo, um sistema, um conjunto de elementos
ligados estreitamente uns aos outros. Para efeito de estudo, vamos
desmembrá-las em suas partes, seus elementos.
Os principais elementos de uma cultura são: os traços
culturais; o complexo cultural; a área cultural; o padrão cultural; a
subcultura.
Traços culturais
Uma ideia, uma crença representam traços culturais. Um
carro, um lápis, uma capa, uma pulseira, um computador também são exemplos de
traços culturais.
Os traços culturais são os elementos mais simples da
cultura. Eles são as unidades de uma cultura.
É necessário ressaltar que os traços culturais só têm
significado quando considerados dentro de uma cultura específica. Um colar pode
ser um simples adorno para determinado grupo e para outro ter um significado
mágico ou religioso. Para os fiéis das religiões afro-brasileiras, por
exemplos, os colares usados têm cores especiais, dependendo da divindade
cultuada pela pessoa e, de acordo com a crença, dão proteção a quem os usa.
Portanto, só no conjunto da cultura é que se pode entender um determinado
traço.
Complexo Cultural
A combinação dos traços culturais em torno de uma atividade
básica forma um complexo cultural. Por exemplo, o carnaval no Brasil é um
complexo cultural que reúne um grupo com traços culturais relacionados uns com
os outros: carro alegórico, música, dança, instrumentos musicais, desfiles,
etc. Da mesma forma, o futebol é um complexo cultural que pode ser desmembrado
em vários traços culturais: o campo, a bola, o juiz, os jogadores, a torcida, a
torcida, as regras do jogo, etc.
Área Cultural
A região em que predominam determinados complexos culturais
forma uma área cultural. Esta é, portanto, a área geográfica por onde se
distribui uma certa cultura. Assim, os grupos humanos localizados em
determinada área cultural apresentam grandes semelhanças quanto aos traços e
complexos culturais.
Padrão cultural
Padrão cultural é uma norma de comportamento estabelecida
pela sociedade. Os indivíduos normalmente agem de acordo com os padrões
estabelecidos pela sociedade em que vivem. Quando os membros de uma sociedade
agem de uma mesma forma estão expressando os padrões culturais do grupo. No
Brasil, por exemplo, o casamento monogâmico é um padrão de nossa cultura.
Subcultura
No interior de uma cultura podem aparecer diferentes
significativas, caracterizando a existência de uma subcultura. Há regiões do
Rio Grande do Sul onde, além dos costumes e valores serem muitas vezes
diferentes dos praticados no restante do país, até a língua é o italiano ou o
alemão.
Também os jovens apresentam costumes às vezes muito
diferentes dos da população adulta; por isso, alguns autores falam de uma subcultura
juvenil.
Numa subcultura geralmente encontramos os mesmos elementos
da cultura, mas com sus símbolos, suas normas e seus valores sociais
particulares. Veja o exemplo da subcultura juvenil representa pelas tribos
urbanas. Cada membro da tribo se reconhece pelos símbolos comuns, como o
vestuário e o linguajar característicos que permeiam o espírito de grupo.
- O CRESCIMENTO DO PATRIMÔNIO CULTURAL
Cada geração passa por um processo de aprendizagem, no qual
assimila a cultura de seu tempo e se torna apta a enriquecer o patrimônio
cultural das gerações futuras. É na capacidade que têm os grupos de perpetuar a
cultura que reside a possibilidade de progresso. Todo progresso é resultante de
uma síntese de elementos novos com elementos já adquiridos. Uma cultura não
pode sofrer uma quebra de continuidade entre uma e outra geração. Por mais viva
e inventiva que seja uma cultura, as gerações não rompem inteiramente com seu
passado.
Em geral, o enriquecimento do patrimônio de uma cultura se
faz por dois processos: a invenção e difusão. Depois de estuda-los, vamos ver
como o desequilíbrio entre os diferentes aspectos da cultura gera o processo
conhecido como retardamento cultural.
Invenção e Difusão Cultural
Em meados do século XIX, o uso do motor a vapor para mover
um veículo correndo sobre os trilhos criou um equipamento que teria importância
decisiva no mundo moderno: o trem. Impacto maior ainda foi provocado no fim
daquele século pela invenção do automóvel, que era pouco mais que uma carruagem
impulsionada por um motor a explosão.
Assim, invenção é a combinação de traços culturais já
existentes, dando como resultado um traço cultural novo. Muitas vezes, como no
caso do trem e do automóvel, as invenções acarretam mudanças amplas e profundas
em toda a cultura.
Alguns traços culturais, como uma nova moda ou o uso de um
equipamento recentemente inventado, difundem-se dentro da sociedade em que
tiveram origem e também em culturas diferentes, geralmente pelos meios de
comunicação (jornais, revistas, televisão, cinema, rádio, Internet, etc.)
Quando isso ocorre, dizemos que está havendo um processo de difusão cultural.
Pode-se afirmar que o enriquecimento cultural se verifica mais frequentemente
por difusão do que por invenção.
Geralmente, o patrimônio de uma cultura cresce de geração em
geração. As culturas se desenvolvem e o número de traços que são incorporados é
muito maior do que aqueles que caem em desuso.
Assim, a cultura é o somatório de todas as realizações das
gerações passadas que se sucedem no tempo, mais as realizações da geração
presente.
Retardamento cultural
As mudanças dos diversos elementos da cultura não acontecem
no mesmo ritmo: alguns se transformam mais rapidamente que outros. As
invenções, por exemplo, acarretam mudanças mais aceleradas na cultura material
que na cultura não material: os instrumentos, as máquinas e as técnicas mudam
com mais rapidez do que a religião, os padrões familiares e a educação.
Esse descompasso provoca atraso de um elemento da cultura em
relação a outro. O uso de pílulas anticoncepcionais, por exemplo, encontrou
grande resistência por parte de setores religiosos e educacionais, enquanto
milhares de mulheres em todo mundo já se beneficiavam da invenção.
Toda vez que há um desequilíbrio entre os diferentes aspectos
da cultura, pode-se falar de retardamento ou demora cultural.
Fonte: http://amigonerd.net/humanas/direito/aspectos-material-e-nao-material-da-cultura
Organização da postagem: Profª Lourdes Duarte
Organização da postagem: Profª Lourdes Duarte
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