“Nove
décimos de tudo o que você faz, diz, pensa, sente, desde que se levanta de
manhã cedo até que vai para cama de noite, você diz, faz, pensa, sente, não
como expressão própria, independente, mas em conformidade inconsciente e sem
critica com regras, regulamentos, hábitos grupais, padrões, códigos, estilos e
sanções que existiram muito antes que você nascesse”. (G. Smith Russel)
Já vimos que
a sociabilidade, a tendência natural para viver em sociedade, é desenvolvida
através do processo de socialização, pelo qual o indivíduo se integra no grupo
em que nasceu, assimilando sua cultura.
A socialização é o ato de transmitir ao indivíduo, de inculcar em sua mente os padrões culturais da sociedade. É o
processo social mais global. O controle social funciona como o maior
instrumento de socialização. O olhar de reprovação dos pais quando uma criança
toma sopa fazendo barulho, ou a gozação que os adolescentes fazem se um deles
aparece vestido de terno e gravata são exemplos de controle social.
O controle
social são as formas pelas quais a sociedade inculca os valores do grupo na
mente de seus membros, para evitar que adotem um comportamento divergente (não
aceito). O controle social tem por objetivo fazer com que cada indivíduo tenha
o comportamento esperado. É o controle, por exemplo, que nos leva a manter a
cabeça descoberta, enquanto até algumas décadas atrás esse mesmo controle fazia
com que a maioria das pessoas usasse chapéu. Desse modo, o controle social leva
as pessoas a evitarem um determinado comportamento em certa época e a adotá-la
em outro. Assim foi com a calça comprida para as mulheres, a minissaia, a roupa
de banho, o cabelo comprido, etc. A primeira agencia de controle social é a
família. Desde que nasce, a criança é orientada, controlada, moldada pelo grupo
familiar.
Depois da família, temos a Igreja, a escola e o Estado: são todos
agencias formais ou institucionalizadas de controle social. Quando algumas
sanções estabelecidas pela sociedade não são suficientes para exercer controle
social, surge a necessidade de elaborar mais leis e instituições encarregadas
especificamente do controle social. Nas sociedades modernas, mais complexas,
aumenta a presença da instituição jurídica, da instituição policial e do
Estado, substituindo os controles espontâneos que antes predominavam.
ATIVIDADE
1. O que
você entende por socialização?
2. O
que é controle social? Qual o objetivo dele?
3. Quais são
as primeiras instituições que transmitem o controle social?
4. Porque
nas sociedades modernas aumenta cada vez mais a presença da instituição
jurídica, policial e do Estado no controle social?
EXERCITANDO
OS CONHECIMENTOS…
1. Explique
com suas palavras o que é cultura.
2.
Como os seres humanos adquirem cultura?
3. Explique
a afirmação: “não há sociedade sem cultura, do mesmo modo que não há ser humano
destituído de cultura”.
4. Dê quatro
exemplos de elementos da cultura material que o rodeia.
5. Dê quatro
exemplos de elementos da cultura não-material que você teve ou tenha contato.
6. Dê um
exemplo de padrão da nossa cultura ligada ao comportamento masculino e outro
ligado ao comportamento feminino.
7. Dê um
exemplo de controle social presente em sua vida. 8.
. Explique
com suas palavras o objetivo do controle social.
Fonte:
http://professorasueli.wordpress.com
Organização
da postagem : Profª Lourdes Duarte
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