O CONCEITO DE CULTURA NUMA PERSPECTIVA FILOSÓFICA
Prof. Epitácio Rodrigues
Por que estudar a
cultura sob a ótica da Filosofia? As indagações filosóficas sobre a cultura
abrem um leque de questões que contribuem para uma compreensão mais aprofundada
dessa realidade, dentre as quais podemos citar: a delimitação do conceito de
cultura; a relação cultura e trabalho, enquanto ação humana sobre a natureza; a
capacidade simbólica do ser humano que reveste de significação a natureza e
tudo aquilo que ele cria através de sua ação, ou seja, a sua capacidade de
atribuir significação às coisas que o tira do mundo natural e o lança no mundo
humano; e, por fim, as implicações advindas dessa capacidade de criar e recriar
o seu próprio mundo, na medida em que ele mesmo se vê mergulhado num universo
de significações que o modelam e dizem como ele dever ser, agir e viver.
Noutras palavras, a questão de saber até onde o ser humano é livre frente ao
próprio universo cultural por ele criado e no qual está inserido.
Nossa preocupação será de apresentar uma compreensão de
cultura. O que não será uma coisa simples, pois o nosso vocabulário diário está
impregnado de expressões que se referem à cultura com sentidos, às vezes,
totalmente diferentes. Fala-se em cultura de grão, cultura nordestina, ou
ainda, em pessoa culta e sem cultura. Ora, se falamos em cultura brasileira
supõe-se que todos os brasileiros participam dessa cultura, portanto a possuem
de alguma forma, mas quando digo que um brasileiro concreto é uma pessoa
inculta, isto é, sem cultura, estou dizendo que ele tem e não tem cultura. Isso
incorre numa contradição ou, no mínimo, numa grande dificuldade para se
compreender o que é realmente a cultura.
Uma das formas de esclarecer essas confusões a respeito do
termo é buscar a sua origem, a sua etimologia. A palavra cultura é de origem
latina, vem do verbo colere, que significa “cultivar”, “criar”; “honrar”;
“tomar conta” e “cuidar”.
Quando surgiu, no final do século XI, a noção inicial de
cultura estava relacionada ao cultivo da natureza, dando origem à palavra
agricultura; à devida honra prestada aos deuses pelos homens (culto às
divindades) e também ao cuidado dos adultos com as crianças (puericultura).
No período do Renascimento, por volta do século XVI, os
humanistas começaram a empregar a palavra cultura com o sentido figurado de cultivo
do espírito. Cultura passou a ser o desenvolvimento da capacidade intelectual e
o aprimoramento das qualidades naturais dos homens.
No século XVIII, os iluministas relacionaram a expressão
cultura do espírito, com as artes, ciências e letras e a partir daí passou-se a
utilizar o termo cultura para designar tanto o desenvolvimento da capacidade
intelectual, quanto o resultado do trabalho intelectual dos homens. Nesse
período aconteceu a associação do termo cultura com o termo progresso, enquanto
aprimoramento da ação humana, da autonomia individual, de domínio do homem
sobre a natureza. Nas palavras de Marilena Chauí,
cultura passa a significar os resultados daquela formação ou
educação dos seres humanos, resultados expressos em obras, feitos, ações e
instituições: as artes, as ciências, a Filosofia, os ofícios, a religião e o
Estado. Torna-se sinônimo de civilização, pois os pensadores julgavam que os
resultados da formação-educação aparecem com maior clareza e nitidez na vida
social e política ou na vida civil (Convite à Filosofia, 2001, p. 292).
Com o avanço das Ciências da Natureza, no século XIX, o
surgimento das Ciências Humanas e a Revolução Industrial, cresce de forma
assombrosa a produção material do homem. As cidades passam por mudanças rápidas
e profundas, colocando em evidência as transformações e as diferenças humanas.
Daí a Filosofia e as Ciências Sociais recolocarem o tema da cultura.
A Antropologia, uma das Ciências Sociais, vai apresentar um
novo conceito de cultura que pode ser sintetizado no modo de vida de um povo e
o que resulta da sua criação.
Nesse sentido, o antropólogo inglês Edward. B Tylor
(1832-1917) afirma que cultura é: “um todo complexo que abarca conhecimentos,
crenças, artes, moral, leis, costumes e outras capacidades adquiridas pelo
homem como integrante da sociedade” (Apud. VILA NOVA, Introdução à
Sociologia,1992, p. 43)
Reinholdo Aloysio Ullmann, na sua obra Antropologia: o homem
e a cultura, ao abordar o assunto, também numa perspectiva antropológica,
defende que Cultura, em sentido estrito,
significa o modus vivendi global de que participa
determinado povo. Está incluída aí a maneira de agir, o que implica uma
concepção ética; a maneira de pensar, o modo de sentir. O sentir, pensar e agir
manifestam-se na linguagem, no código de leis seguido, na religião praticada,
na criação estética. É o que se chama, tradicionalmente, de cultura
não-material. Ao mesmo tempo, porém, o modus vivendi se expressa nos
instrumentos utilizados, bem como na maneira de obtê-los, nas vestimentas, nas
habitações em que o homem busca abrigo. Cultura material é a designação que
abrange esses itens. Há que dizer, para não deixar dúvidas, que todo
comportamento humano-cultural não é herança genética, mas transmissão social (O
Homem e a cultura, 1991, p. 84).
Como podemos perceber, a dificuldade para se entender
claramente o conceito de cultura, deve-se ao longo processo de re-elaboração a
que foi sujeito o termo desde o século XI até os nossos dias.
Todavia, alguns elementos estiveram sempre presentes, a
saber: a cultura é sempre uma ação criativa do homem sobre a natureza. Essa
ação criativa tanto pode ser de natureza imaterial ou simbólica, como valores
econômicos, éticos e estéticos, crenças, leis, normas e costumes. Isso só é
possível graças à capacidade cognitiva, que o permite conhecer a realidade e
alterar o significado dos objetos adaptando-os à satisfação de suas
necessidades. É também a capacidade cognitiva que possibilita transmissão dos
conhecimentos e técnicas de produção a outras gerações, perpetuando o saber. A
ação criativa do homem pode ser de natureza material. O homem age sobre a
natureza e produz objetos de artes, alimentos, indumentária e artefatos de modo
geral, graças a uma combinação da capacidade cognitiva com a capacidade de
premer da mão humana, permitindo a manipulação da realidade e criação de
instrumentos necessários à alteração da própria natureza em seu benefício.
Ou seja, a noção de cultura evoca um aspecto imaterial: modo
de ser e de viver de um povo, expresso num corpo complexo de significações
linguísticas criado, aceito e transmitido pelo grupo, a cultura imaterial; e
também um aspecto material: produção de objetos e utensílios para a
sobrevivência, conforto e organização do grupo social, a cultura material.
Cf. SOUZA, Sonia
Maria Ribeiro de. Um Outro Olhar: Filosofia. São Paulo: FTD, 1995, p.114)
Postado por Epitácio Rodrigues
Professor da rede pública do estado do Ceará e pesquisador
na área de Filosofia. Coautor do livro "As Portas do Tempo nos Muros da
Vida".
O que é Cultura?:
Cultura significa cultivar, e vem do latim colere.
Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a
arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos
pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade
como membro dela que é.
Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por
vários fatores. A cultura brasileira é marcada pela boa disposição e alegria, e
isso se reflete também na música, no caso do samba, que também faz parte da
cultura brasileira. No caso da cultura portuguesa, o fado é o patrimônio
musical mais famoso, que reflete uma característica do povo português: o
saudosismo.
Cultura na língua latina, entre os romanos tinha o sentido
de agricultura, que se referia ao cultivo da terra para a produção, e ainda
hoje é conservado desta forma quando é referida a cultura do soja, a cultura do
arroz etc.
Cultura também é definida em ciências sociais como um
conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de
geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da
humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança
social. Já em biologia a cultura é uma criação especial de organismos para fins
determinados.
A principal característica da cultura é o mecanismo
adaptativo que é a capacidade, que os indivíduos tem de responder ao meio de
acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução
biológica. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações
trazidas por uma geração passam à geração seguinte, onde vai se transformando
perdendo e incorporando outros aspectos procurando assim melhorar a
vivência das novas gerações.
O conceito de cultura
organizacional remete para o conjunto de normas, padrões e condições que
definem a forma de atuação de uma organização ou empresa.
A cultura é um conceito que está sempre em desenvolvimento,
pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar
inerentes ao desenvolvimento do ser humano.
Cultura na Filosofia
De acordo com a filosofia a cultura é o conjunto de
manifestações humanas que contrastam com a natureza ou o comportamento natural.
É uma atitude de interpretação pessoal e coerente da realidade, destinada a
posições suscetíveis de valor íntimo, argumentação e aperfeiçoamento. Além
dessa condição pessoal, cultura envolve sempre uma exigência global e uma
justificação satisfatória, sobretudo para o próprio. Podemos dizer que há
cultura quando essa interpretação pessoal e global se liga a um esforço de
informação no sentido de aprofundar a posição adotada de modo a poder intervir
em debates. Essa dimensão pessoal da cultura, como síntese ou atitude interior,
é indispensável.
Cultura na Antropologia
Cultura na antropologia é compreendida como a totalidade dos
padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano. A cultura como antropologia
tem como objetivo representar o saber experiente de uma comunidade, saber
obtido graças à sua organização espacial, na ocupação do seu tempo, na
manutenção e defesa das suas formas de relação humana. Estas manifestações
constituem aquilo que é denominado como a sua alma cultural, os ideais
estéticos e diferentes formas de apresentação.
Cultura Popular
A cultura popular é algo criado por um determinado povo,
sendo que esse povo tem parte ativa nessa criação. Pode ser literatura, música,
arte etc. A cultura popular é influenciada pelas crenças do povo em questão e é
formada graças ao contato entre indivíduos de certas regiões.
O significado de Cultura está na categoria: Geral
FONTE: http://www.significados.com.br/cultura/
Organização da postagem: Profª Lourdes Duarte
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